Dicionário Ambiental

O que é uma Área de Relevante Interesse Ecológico

Conheça mais sobre a unidade de conservação de uso sustentável que tem como objetivo preservar os ecossistemas naturais de importância regional.

22 de junho de 2015 · 6 anos atrás

Uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) é uma área de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, protegida por suas características naturais singulares ou por abrigar exemplares raros da fauna e flora de uma região. Como uma unidade de conservação de uso sustentável, a ARIE tem por objetivo preservar os ecossistemas naturais de importância regional ou local e, ao mesmo tempo, regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza.

Em geral estabelecidas em áreas com menos de 5.000 hectares, podem ser constituídas por terras públicas ou privadas. O uso destas áreas é possível, desde que respeitados os critérios técnico-científicos para a exploração de seus produtos naturais. ARIEs são reguladas através do Plano de Manejo e são proibidas as atividades que possam colocar em risco a conservação dos ecossistemas que protegem.

A área de relevante interesse ecológico é um instrumento de desenvolvimento sustentável criado originalmente pelo Decreto nº 89.336/84. Hoje faz parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), através da Lei 9.985/00. A sua administração fica a cargo do órgão ambiental ligado à esfera do poder público que a criou: as federais ficam a cargo do ICMBio, enquanto que nas esferas estadual e municipal, a administração cabe aos respectivos órgãos ambientais.

De acordo com o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC), até junho de 2015, existem 35 áreas de relevante interesse ecológico no Brasil: 16 na esfera federal, 11 na esfera estadual e 8 na municipal. Exemplos de REVIS são: Área de Relevante Interesse Ecológico Floresta da Cicuta, Área de Relevante Interesse Ecológico Capetinga/Taquara e Área de Relevante Interesse Ecológico Ilhas da Queimada Pequena e Queimada Grande.

Leia também

Dicionário Ambiental
11 de junho de 2015

O que é um Refúgio de Vida Silvestre

Conheça a unidade de conservação voltada a proteção de ambientes que abrigam condições de vida e migração de espécies da flora e fauna.

Dicionário Ambiental
25 de maio de 2015

O que é um Monumento Natural

Conheça a unidade de conservação destinada a preservar sítios naturais raros e de grande beleza, como cachoeiras, grutas e rochas.

Dicionário Ambiental
18 de maio de 2015

O que é uma Reserva Biológica

Outra das UC de proteção integral, a reserva biológica objetiva a preservação do ambiente e seres vivos sem interferência humana.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 2

  1. Mário diz:

    por favor se possível responder em [email protected].

    Obrigado.


  2. Mário Campos diz:

    É possível transformar uma area com várias nascentes e olhos d'água em um ARIE ? o que devo fazer ? quais os passos para tornar isso possível, uma área como o "mata o de cosmópolis" porém com vários cursos hídricose nunca mexida.