Notícias

Dicas de quarta (20/06)

Nesta quarta-feira, cinco eventos concentrados no estande do IPEA são os destaques do dia. Na Cúpula dos Povos, protesto no centro está marcado para às 14h.

Redação ((o))eco ·
20 de junho de 2012 · 12 anos atrás

Nesta quarta-feira, cinco eventos concentrados no estande do IPEA são os destaques do dia. Na Cúpula dos Povos, protesto no centro está marcado para às 14h.

O Pier Mauá abriga o estande do IPEA e muitas outras atrações
O Pier Mauá abriga o estande do IPEA e muitas outras atrações

O estande do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no Armazém 1 do Pier Mauá, está cheio de boas atrações e é de lá que se concentra nossas dicas de hoje.

Das 11h à 12h, haverá mesa redonda com o tema “Código Florestal: a questão da reserva legal – passivos, recuperação e uso sustentável”. Duas palestras fazem parte do debate:

– O uso econômico da Reserva Legal no Cerrado: O caso do Pequi em Goiás e Minas Gerais – Ana Cláudia Sant’Anna, Mestre em Economia Aplicada – ESALQ/USP e Assistente de Pesquisa do IPEA
– Código Florestal: Implicações e Impactos Ambientais na Área de Reserva Legal – Regina Helena Rosa Sambuichi, Técnica de Planejamento e Pesquisa, IPEA.

De tarde, às 14h, é a vez da sustentabilidade na agricultura ficar no foco do debate. Regina Helena Rosa Sambuichi, técnica de planejamento e pesquisa do IPEA, dará sobre o tema. Às 15h, continuando o assunto sobre agricultura sustentável, Fernando Cavalieri, do Instituto Pereira Passos (IPP), discutirá sobre “Caracterização e Tipologia dos Assentamentos Precários Brasileiros: o Caso do Rio de Janeiro”.

Das 16h às 17h, a discussão girará em torno do acesso a água e a esgoto no Brasil. Maria da Piedade Morais – Técnica de Planejamento e Pesquisa, IPEA, explicará o assunto.

O estande do IPEA está localizado no Armazém 1 do Píer Mauá, no Rio de Janeiro. As palestras estão acontecendo no miniauditório, com espaço para 25 pessoas.

A Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, oferece muitas opções de eventos ao longo do dia
A Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, oferece muitas opções de eventos ao longo do dia

No âmbito da Cúpula dos Povos, quarta-feira é dia de mobilização. Por isso, a agenda no Aterro do Flamengo foi esvaziada.  De manhã, haverá marcha em ato de solidariedade na Vila Autódromo, comunidade da Zona Oeste ameaçada pelas obras das Olimpíadas. E, à tarde, todas as organizações que fazem parte da Cúpula vão se concentrar em perto da Igreja da Candelária, entre as avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, na Marcha em Defesa dos Bens Comuns e Contra a Mercantilização da Vida. O protesto acontecerá em outras partes do mundo, como Suíça, França, Cuba e Venezuela.

A cúpula dos povos divulga toda manhã a agenda do dia, confira aqui.

Os detalhes estão na tabela e os locais no mapa. Quando é possível verificar, indicamos também se haverá transmissão ao vivo pela net.

Local Hora Transmissão ao vivo Temas Instituição Promotora Palestrantes Nome ou Descrição
Pier Mauá/Armazém 1 11h às 12h   Código Florestal IPEA Ana Cláudia Sant’Anna e Regina Helena Rosa Sambuichi Código Florestal: a questão da reserva legal – passivos, recuperação e uso sustentável
Pier Mauá/Armazém 1 14h às 15h   Agricultura Sustentável IPEA Regina Helena Rosa Sambuichi Sustentabilidade na Agricultura
Pier Mauá/Armazém 1 15h às 16h   Agricultura Sustentável IPEA Fernando Cavalieri Caracterização e Tipologia dos Assentamentos Precários Brasileiros: o Caso do Rio de Janeiro
Pier Mauá/Armazém 1 16h às 17h   Água e Esgoto IPEA Maria da Piedade Morais Localização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Escala Subnacional: Acesso a água e esgoto no Brasil
Cinelândia 14h   Protesto Cúpula dos Povos   Dia de Ação Global


Clique para ampliar

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.