Colunas

Transmantiqueira: é tempo de planejar

Enquanto a trilha está fechada, por causa da COVID-19, a Associação Trilha Transmantiqueira (ATT) mantém as reuniões de planejamento e troca de informações

4 de maio de 2020 · 4 anos atrás
A trilha pode esperar. Foto: TMTQ.

Sexta-feira, primeiro de maio, dia do trabalho. Em tempos normais o fim de semana alongado seria uma grande oportunidade para paulistas, mineiros e fluminenses empacotarem a mochila e rumarem para a serra em busca de uma boa pernada na Trilha Transmantiqueira.

A Trilha é sonho antigo dos montanhistas brasileiros. Corre sobre uma das cordilheiras mais bonitas do país. Com 1200 quilômetros projetados e início na Grande São Paulo e final no Parque Estadual de Ibitipoca, a Transmantiqueira é a equivalente brasileira da Appalachian Trail americana.

Assim como trilha estadunidense, a Transmantiqueira pode ser percorrida em trechos e, assim, ser completada ao longo de muitos fins de semana e feriados longos, no que os gringos chamam de “section hiking”. Graças ao trabalho de mais de duas centenas de voluntários e profissionais da conservação, divididos em 21 grupos regionais, a trilha já tem 200 km sinalizados com suas características pegadas amarelas e pretas, decoradas pela pinha da araucária.

Graças a esse esforço cidadão, a Associação Trilha Transmantiqueira (ATT) pretendia completar o trabalho em dezembro e entregar a Trilha Transmantiqueira sinalizada de ponta a ponta em 2021.

Trilha Transmantiqueira, setor Travessia do Carrasco. Foto: TMTQ.

Aí veio a COVID 19 e a ATT rapidamente se posicionou a favor das medidas de isolamento. Em seu comunicado oficial, lembrou que além de nós humanos, três espécies de primatas ameaçadas de extinção e já bastante dizimadas pelo recente surto de febre amarela, também são frequentadoras da Trilha Transmantiqueira. A fim de proteger a todos, humanos e fauna, a ATT se declarou a favor do fechamento da Trilha e mandou seus voluntários para casa.

Mas quem é voluntário, o é por amor e dedicação. O trabalho não parou. As reuniões de planejamento e troca de informações seguiram firmes. Por outro lado, um pequeno grupo de aguerridos membros da ATT empregou as horas vagas, antes a serviço da implementação da trilha, por uma atividade um pouco mais nerd. Sentaram-se à frente de seus computadores e não descansaram até o Dia do Trabalho, quando, em nome dos servidores das unidades de conservação conectadas pela Trilha e de muitos trabalhadores não remunerados os voluntários da Trilha Transmantiqueira regalaram ao Brasil um belo presente: o site da Trilha Transmantiqueira .

Trilha Transmantiqueira – Visão geral do traçado preliminar. Elaboração: Hugo de Castro.

A gente sabe que os pés de todos estão coçando, mas a Pedra do Baú, a Serrra Fina, Marins-Itaguaré, Travessia da Serra Negra, Serra do Papagaio, Picu e mais um milhar de quilômetros da cordilheira mais bonita do Brasil podem esperar.

Enquanto isso, vá pesquisando o www.trilhatransmantiqueira.com.br e planeje sua primeira travessia pós coronavírus. Só não vale babar.

 

As opiniões e informações publicadas na área de colunas de ((o))eco são de responsabilidade de seus autores, e não do site. O espaço dos colunistas de ((o))eco busca garantir um debate diverso sobre conservação ambiental.

 

Leia Também 

Uma travessia nos céus: os caminhos da Serra da Mantiqueira

Você já ouviu falar na tal TransMantiqueira?

Vídeo: Pra quê criar um sistema brasileiro de trilhas de longo curso? por Pedro da Cunha e Menezes

 

Leia também

Vídeos
4 de março de 2018

Vídeo: Pra quê criar um sistema brasileiro de trilhas de longo curso? por Pedro da Cunha e Menezes

O coordenador-geral da Coordenação Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio explica porque é importante criar um sistema brasileiro de trilhas de longo curso

Análises
18 de maio de 2018

Você já ouviu falar na tal TransMantiqueira?

São aproximadamente 600 km de trilha, com possibilidade de chegar a mais de 1 mil quilômetros de extensão, cruzando 31 unidades de conservação e 38 municípios de 3 estados

Reportagens
12 de novembro de 2017

Uma travessia nos céus: os caminhos da Serra da Mantiqueira

Percurso de 31 quilômetros da Travessia da Serra Negra, no Parque Nacional do Itatiaia, descortina os cenários das alturas em caminhada de dois dias

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. PEDRO CUNHA MENEZES diz:

    Por que Brasileiro e não brasiliense ou brasiliano? Lamento, escrevo de acordo com os dicionários de língua portuguesa.


  2. Kleberson diz:

    Escreveu "estadunidense" já da pra imaginar o nível…


      1. Kleberson diz:

        Então porque não estadunidense pra quem nasceu nos Estados Unidos Mexicanos? Isso é simplesmente pirraça pelo país ter América no nome.
        P.S. Mandar esse site é duro de ver…