Colunas

Cada vez mais perto

A mania de tentar regulamentar — mal — os esportes de aventura segue com força total. Desta vez foi o município de Niterói que ganhou uma lei que só atrapalha.

19 de julho de 2006 · 18 anos atrás

A enxurrada de leis que se pretendem a regulamentar os chamados “esportes de aventura” acaba de fazer mais uma vítima. Dessa vez foi Niterói, município vizinho ao Rio de Janeiro e separado desse apenas pelas águas — se é que ainda se pode chamá-las assim — da Baía de Guanabara.

Enquanto carioca e visitante assíduo das montanhas, isso muito me preocupa.

A pérola atende pela alcunha de Lei Municipal 2.353, de 29 de junho de 2006. É fresquinha, como se pode perceber, e aprendeu com afinco e atenção as lições de incoerência e devaneio de suas antecessoras. Praticamente nada, em todo o seu texto, faz sentido ou tem aplicação prática.

Vejamos o Art. 1º: “Fica o Poder Executivo autorizado a regulamentar a atividade de Turismo Aventura no Município, estabelece normas para a sua prática.”

Não há engano nenhum, a redação é essa mesma, como saiu no Diário Oficial, com um “estabelece” solto no meio da frase. Mas, como português nunca foi o forte de nossos legisladores, passemos aos aspectos técnicos do artigo. Como de costume, a redação não dá a menor pista sobre quais seriam tais atividades. Será que, dados alguns acontecimentos recentes (choques envolvendo catamarãs e barcas que fazem a travessia Rio-Niterói), andar de barca é “Turismo Aventura”?

Ainda mais primoroso é o artigo seguinte e seus parágrafos: “Art. 2° – O Poder Executivo definirá o órgão público responsável para coordenar a atividade de que trata o artigo anterior, através das Agências/Operadoras.
§ 1° – A Agência/Operadora deverá ser cadastrada junto à Embratur-RJ e registrada junto a Neltur.
§ 2° – O certificado da Neltur será fornecido mediante a comprovação dos seguintes documentos:
I – registro da Agência/Operadora;
II – liberação do local de atuação, mediante licença pelos órgãos competentes;
III – equipamentos de segurança, mediante parecer de entidade vinculada a Neltur;
IV – capacitação de todos condutores da empresa, através de cursos previamente autorizados pela Neltur.”

Mais uma vez, inúmeras perguntas sem resposta. De que atividades o “artigo anterior” trata mesmo? Como será que se “comprova” um documento? Em sendo o “Turismo Aventura”, em tese, praticado em áreas naturais e públicas, o que seria a “liberação do local de atuação, mediante licença”? E, por fim, como se dará a “comprovação” dos “documentos equipamentos de segurança, mediante parecer de entidade vinculada a [sic] Neltur”?

A única certeza que fica, como sempre, é que o registro da Agência/Operadora junto ao órgão de turismo do município não será gratuito. Nem a capacitação dos condutores por aquele mesmo órgão.

O artigo seguinte trata justamente desses cursos de capacitação e dos requisitos dos candidatos. Nada demais. O mesmo, no entanto, não se pode dizer do seu parágrafo primeiro, tão coerente quanto os artigos anteriores.

“§ 1° – O Curso constará das seguintes disciplinas:
I – segurança e direito, com 08 horas, ministrada por profissional da área;
II – noções de turismo, com 08 horas, ministrada por bacharel em turismo;
III – educação ambiental, com 12 horas, ministradas por profissional da área ambiental;
IV – prática da atividade, com 08 horas, ministrada por profissional de educação física;
V – primeiros socorros, com 08 horas, ministrado por profissional capacitado;
VI – turismo aventura, com 04 horas, ministrado por profissional de turismo;
VII – montagem de apostila, com 20 horas, coordenado por profissional da área educacional ou turística.
§ 2° – O quadro deverá ser formado por profissionais já em atividade no Município e com reconhecido saber das técnicas de manejo de cada modalidade em que atuam, observando-se critérios de conhecimentos específicos e de segurança da atividade em que exerçam seu ofício.”

Como o dispositivo é longo, vamos por partes.

O inciso I do parágrafo diz que o curso terá aulas de “segurança e direito, ministradas por profissional da área”. Segurança, vá lá, mas direito? Para fazer rapel? Só se for para ajudar o condutor a se defender no Judiciário em caso de acidente. A combinação segurança/direito é tão esdrúxula que as aulas terão que ser ministradas por “profissional” de alguma “área” absolutamente ininteligível ou ainda inexistente, tamanha a sua complexidade.

E segue a balbúrdia. O inciso IV estipula oito horas de aula de “prática da atividade” — que permanece um absoluto mistério — ministrada por profissional de educação física. Para ser honesto, eu conheço muitos praticantes de escalada, mountain bike, canoagem, rafting, vôo livre, mergulho e de diversas outras atividades “de aventura”. Talvez uma centena de pessoas no total. Duas delas são formadas em educação física. A menos que musculação e pique bandeira façam parte das atividades regulamentadas pela lei, isso é pura cretinice.

No Estado do Rio, desde 2001 a Aguiperj (Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro) oferece cursos de capacitação para quem quer se tornar condutor profissional em atividades de montanha. O curso é reconhecidamente exigente e ministrado por gente com currículos invejáveis de atividades em montanha. É gente séria, que sabe do que está falando. Quem é capacitado pela entidade — os nomes dos guias certificados são listados na própria página da Aguiperj — ganha o direito de utilizar um selo de qualidade e tem suas atividades fiscalizadas periodicamente.

Além disso, a FEMERJ (Federação dos Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro), que é filiada à CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada) e à UIAA (Union Internationale des Association D’alpinisme), órgão máximo internacional de montanhismo, também já homologa esse tipo de curso, com base em currículos mínimos exigentes e adequados à realidade do esporte.

Mas talvez o pior dispositivo da nova lei, na minha opinião, seja o último, que diz que ela entra em vigor na sua data de publicação, que já passou. Ou seja, a sandice já está valendo, logo ali, do outro lado da Baía.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.