Colunas

Novidade européia

A França inovou ao dedicar parte de sua Constituição exclusivamente à proteção do meio ambiente. O Brasil, no entanto, já havia feito isso 16 anos atrás.

31 de março de 2005 · 19 anos atrás

No último dia 28 de fevereiro, o Parlamento francês aprovou, por maioria de votos, duas medidas para alterar a Constituição daquele país. A primeira delas visava abrir as portas do sistema constitucional francês para a realização de uma consulta popular, a ser realizada em breve, para ratificar, ou não, da Constituição Européia – até agora, dos países do bloco, apenas a Espanha já ratificou aquele texto. A segunda medida consistia em introduzir na Constituição Francesa as novas normas ambientais criadas para a União Européia, a European Environmental Charter. As alterações foram muito comemoradas pelos franceses, que vêem nelas um grande passo dado por seu país rumo a um direito constitucional moderno e atualizado, especialmente em termos de tutela ambiental.

As mudanças mais significativas no novo texto constitucional francês envolvem a inclusão de um artigo que afirma que “todos têm direito a viver em um ambiente balanceado e saudável”, bem como a adoção dos princípios ambientais da prevenção, da precaução e do poluidor-pagador. As medidas são, de fato, revolucionárias, especialmente se considerarmos que o texto constitucional francês é de 1946, mas não são efetivamente nenhuma novidade.

A Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988 e vigente até hoje – embora retalhada e remendada por mais de 40 Emendas Constitucionais – e a Lei da Política Nacional de Meio Ambiente – Lei nº 6.938 –, de 1981, já traziam, em seus textos originais, tudo o que os franceses comemoram hoje como uma grande novidade.

Veja-se, por exemplo, que o artigo 225 da nossa Constituição, dedicado exclusivamente ao meio ambiente, estabelece que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” Trata-se de uma bela obra de redação, com 16 anos de idade, que, infelizmente, temos tido grande dificuldade de pôr em prática.

O art. 225 divide-se, ainda, em sete incisos e seis parágrafos, estabelecendo normas e diretrizes básicas para a proteção do meio ambiente, inclusive os princípios recém-adotados pela Carta francesa do poluidor pagador, da precaução e da prevenção, entre outros.

O princípio do poluidor pagador encontra-se previsto no art. 4º, III, da Lei nº 6.938/81, que determina à imposição ao poluidor e ao predador da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos que tiver causado. A norma serve para transferir, da população em geral para o verdadeiro causador do dano, o ônus gerado pela degradação ambiental e pela necessidade de sua recuperação bem como para conscientizar os produtores em geral do impacto de suas atividades produtivas sobre o meio ambiente.

O princípio da precaução, por outro lado, tem origem no art. 170, VI, da Constituição Federal que traça os princípios gerais a serem seguidos pela atividade econômica no país e determina que a ordem econômica deve ser fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa e que deve ter como um de seus princípios a defesa do meio ambiente. Na prática este princípio traduz-se na não realização de qualquer empreendimento econômico sem que se tenha certeza de que este não causará danos ambientais despropositados ou maiores do que o estritamente necessário. Não se trata, portanto, de evitar qualquer espécie de dano ambiental, mas de exigir que se demonstre que os danos causados são superados pelos benefícios econômicos e sociais do empreendimento, tentando sempre mantê-los no mínimo necessário. Esse é um dos princípios que dão fundamento à realização dos estudos prévios de impacto ambiental. Sua raiz está no fato de que o que se pensa hoje ser inofensivo para o meio ambiente, pode vir a ser descoberto no futuro como algo profundamente danoso. É isso o que se pretende evitar.

O princípio da prevenção, por sua vez, muito próximo do anterior, determina que danos ambientais já conhecidos venham a ser causados novamente. Ou seja, enquanto o princípio da precaução trata de danos eventuais, desconhecidos – porém possíveis – , este princípio trata de prevenir danos já reconhecidamente causados por uma determinada atividade. Este também norteia os estudos de impacto ambiental e o licenciamento ambiental como um todo. Sua origem também se encontra na Lei nº 6.938/81.

Além desses, a legislação brasileira ainda traz muitos outros princípios ambientais, que, embora não possuam classificação unânime entre os autores brasileiros quanto à sua nomenclatura e enumeração, servem para informar mais ou menos qualquer atividade ou ação jurídica envolvendo questões ambientais.

A importância de inserir a preservação ambiental entre os princípios constitucionais advém do fato de que no Brasil, assim como na França, o Ordenamento Jurídico é organizado na forma de uma pirâmide, seguindo o modelo proposto pelo austríaco Hans Kelsen em sua obra Teoria Pura do Direito. No topo da pirâmide estaria a Constituição, à qual todas as demais normas, que constituem a base da pirâmide, estariam subordinadas. Ou seja, na hierarquia das normas jurídicas, nenhuma é mais alta ou mais importante do que a Constituição e nenhuma outra norma pode conter qualquer disposição que contrarie o que está escrito no texto constitucional sob pena de banimento do ordenamento jurídico através da declaração de sua inconstitucionalidade.

As novidades da Constituição Francesa, portanto, são grandes e muito importantes e o povo francês tem muito o que comemorar. Mas é preciso atenção para não se deixar levar pela euforia e acabar cometendo gafes diplomáticas como a do Primeiro Ministro Jean-Pierre Raffarin que em seu discurso na abretura da votação no Parlamento afirmou que com as novas alterações a França seria o primeiro país a dedicar um dispositivo constitucional integralmente ao meio ambiente. Na União Européia, talvez, mas nesse caso, o Brasil chegou bem antes.

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.