Colunas

É preciso acelerar o passo

Instituto Nacional de Biodiversidade fez 15 anos com resultados admiráveis. Fica na Costa Rica e é um exemplo de pesquisa e conservação ambiental para o Brasil.

14 de outubro de 2005 · 18 anos atrás
  • Paulo Bessa

    Professor Adjunto de Direito Ambiental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Recentemente, ouvi entrevista do correspondente no Brasil do jornal El País, na qual o jornalista falava da preocupação da opinião pública européia com as questões amazônicas. Na oportunidade o profissional anunciava que o jornal deveria publicar, brevemente, reportagem de uma página inteira sobre a seca na Amazônia. Ainda segundo o jornalista, considera-se na Europa a Amazônia como um “Patrimônio da Humanidade”.

Do ponto de vista estritamente jurídico, a qualificação “Patrimônio da Humanidade” é inadequada, visto que a própria Convenção Sobre Diversidade Biológica não faz uso do conceito. Entretanto, não estaríamos errados se disséssemos que a Amazônia é uma preocupação comum da Humanidade, cabendo a cada um dos membros da comunidade internacional responsabilidades diferentes quanto à proteção da floresta. Visto que o Brasil é o país que detém as maiores porções da região, não há dúvidas que cabe-nos a maior responsabilidade pela conservação da floresta e de suas riquezas.

Simbolicamente, o Brasil deu um enorme passo para caracterizar a sua preocupação com a Amazônia: a Ministra do Meio Ambiente é uma senadora oriunda do estado do Acre, no ministério estão alojados ilustres membros de organizações não-governamentais voltadas para a proteção das florestas e isto, certamente, acena com um conjunto de intenções altamente positivas em relação à proteção da Amazônia. Entretanto, como sabemos, boas intenções não resolvem problemas, quando muito demonstram disposição de resolvê-los.

Foi publicado aqui em O Eco, no dia 18 de maio de 2005: A Amazônia perdeu 26.130 km2 de floresta entre 2003 e 2004, segundo estimativa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número ficou entalado na garganta do governo a ponto de serem canceladas duas coletivas para anunciar a taxa de desmatamento. Na terceira tentativa, eles conseguiram. Sentados lado a lado, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e os ministros Ciro Gomes, da Integração Nacional, e Eduardo Campos, de Ciência e Tecnologia, anunciaram a segunda taxa mais alta de desmate já registrada na Amazônia. O recorde de derrubadas aconteceu em 1995, quando a floresta perdeu pouco mais de 29 mil km2 em 365 dias. Quase uma Bélgica. Depois o índice caiu e chegou ao patamar de 13 mil km2 em 1997, mas não se sustentou assim. No ano seguinte, voltou a subir e de moto-serra em moto-serra atingiu o que o governo Lula não queria: a casa dos 26 mil.

Independentemente das boas intenções e da coloração partidária, o fato é que o desmatamento avança a taxas bastante significativas se comparadas, por exemplo, com o “espetáculo do crescimento” que estamos vivendo. Enquanto alguns se orgulham com crescimento econômico na ordem de 4% ao ano, abaixo da média da América do Sul, deixam de perceber que desmatamos mais rapidamente do que produzimos empregos.

Convenção da Diversidade Biológica

O Ministério do Meio Ambiente possui o Programa de Áreas Protegidas na Amazônia (ARPA), que tem os objetivos contemplados na tabela abaixo, com vistas à ampliação de espaços submetidos à legislação protetora:

Como espero ter demonstrado, o INBio é um sucesso em qualquer aspecto que se examine. É lógico que ele está situado em um pequeno país, com uma diversidade biológica menor do que a do Brasil e, em especial, da Amazônia, e que os recursos tecnológicos e científicos de que a Costa Rica dispõe são muito inferiores aos nossos. Em 15 anos a Costa Rica avançou muito e é, certamente, um belo exemplo de acesso à diversidade biológica, com a implementação do espírito e da letra da CDB. Que o Brasil possa se espelhar em tal exemplo e recuperar o tempo perdido. Só assim poderemos, de fato, fazer algo pela Amazônia.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.