Colunas

O sertão vai virar mar

A transposição do rio São Francisco é vítima de preconceito, por desinformação ou má-fé. O projeto representa um golpe para a indústria da seca no semi-árido.

30 de novembro de 2004 · 19 anos atrás
  • Paulo Bessa

    Professor Adjunto de Direito Ambiental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Uma das características mais marcantes das questões ambientais é que, em grande parte das vezes, determinados empreendimentos ou projetos ficam marcados de uma tal forma pela opinião pública que, independentemente de suas virtudes ou defeitos, eles passam a ostentar a condição de ícones. Trata-se, evidentemente, de circunstância que não guarda qualquer relação com a racionalidade. Ao contrário, em geral, elas são a expressão de uma postura preconceituosa e, como tal, pouco inteligente.

Um dos grandes ícones do mal que atualmente povoam o imaginário nacional é o projeto de transposição de águas do rio São Francisco que foi anunciado recentemente como uma das prioridades do governo Lula. Curiosamente, o governo está sendo acusado de tentar viabilizar o projeto, a partir de 2005, com finalidades eleitorais.

Em primeiro lugar é necessário que se esclareça o termo transposição. Transposição é uma simples transferência de águas de uma determinada bacia hidrográfica para outra. É injusto acusar o governo Lula de eleitoreiro pelo fato de querer dar início ao projeto em 2005. Eleições existem – felizmente – a cada dois anos; logo, qualquer projeto de envergadura sempre atravessará um ou mais períodos eleitorais. Fato é que a transposição das águas do rio São Francisco é um projeto que existe há mais de 100 anos. O imperador D. Pedro II já havia mandado estudar o assunto. Dificuldades técnicas e econômicas impediam que, na época do Império, a empreitada pudesse ser realizada. De lá para cá, vários têm sido os projetos, com maior ou menor impacto, sobre a utilização das águas do rio São Francisco. Aliás, é importante ressaltar que os homens do Conselheiro tinham muito claro a necessidade de irrigação do semi-árido, pois como diziam o sertão iria virar mar, refletindo uma aspiração profunda do sertanejo.

O chamado rio da integração nacional é fortemente utilizado para geração elétrica, navegação e pesca. Infelizmente, ao longo dos anos as condições hidrológicas foram se deteriorando em função de descaso, caracterizado principalmente pela destruição da mata ciliar e do assoreamento, frutos de uma utilização excessiva e pouco criteriosa dos recursos hídricos. Esse quadro poderia recomendar a não inclusão de um novo uso das águas do rio São Francisco. Criou-se, em função da desinformação e até mesmo da má-fé, uma contraposição entre transposição das águas e revitalização do rio. Nesta altura é importante frisar que tanto um como outro projeto são inteiramente desconhecidos do respeitável público.

O governo Fernando Henrique Cardoso deu passos concretos para a implantação do projeto, encaminhando-o para licenciamento ambiental pelo Ibama, que chegou a realizar diversas audiências públicas para auscultar a opinião das comunidades. Entretanto, uma das audiências – realizada na Bahia – foi suspensa por uma liminar judicial e, na prática, matou o projeto. A proposta então em discussão limitava-se a admitir que cerca de 5% das águas do rio fossem desviados para o semi-árido sempre que houvesse uma seca aguda. Não haveria uma retirada constante de águas do rio São Francisco. Entretanto, a porcentagem insignificante de águas a serem transpostas submergiu à força da desinformação e a imagem que ficou é a de que o rio São Francisco seria drenado para atender ao semi-árido de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Alguns chegaram a dizer que o Ceará tem água demais.

É evidente que a implementação do projeto da transposição, necessariamente, deve contemplar mecanismos que possam assegurar de forma mais garantida a perenidade do rio, enfrentando os problemas de assoreamento, reflorestando as margens, protegendo as nascentes etc.

A transposição não será a solução de todos os problemas de seca do Nordeste, pois outras medidas de caráter estrutural podem e devem ser tomadas pelos administradores públicos. O Ceará, por exemplo, tem dado provas de que a questão pode ser enfrentada com seriedade e continuidade administrativa. É importante observar que, caso o projeto venha a ser realmente implementado, seguramente estaremos diante do maior golpe já sofrido pela indústria da seca, pois o custo do projeto é ridículo se comparado com as fortunas que anualmente são gastas para enfrentar a seca. A experiência internacional acumulada em obras semelhantes à projetada é bastante grande e, certamente, servirá de roteiro para que se evitem os erros que foram cometidos em outros lugares.

Vamos esperar que o presidente Lula consiga vencer as pressões antagônicas e dê luz verde ao projeto de transposição das águas, de forma que, brevemente, a seca possa ser amenizada em algumas regiões do semi-árido nordestino.

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.