Colunas

Código Florestal nas cidades

Na falta de instrumentos apropriados, o Código Florestal de 1965 continua a ser usado para o ambiente urbano. Uma saída polêmica está na mesa do presidente.

5 de novembro de 2004 · 19 anos atrás
  • Paulo Bessa

    Professor Adjunto de Direito Ambiental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Uma importante matéria será submetida ao Chefe do Poder Executivo Federal para que a vete, ou não, de acordo com seus critérios exclusivos de conveniência e oportunidade. Refiro-me ao Projeto de Lei (PL) 2109 de 1999, que dispõe sobre “o patrimônio de afetação de incorporações imobiliárias, letra de crédito imobiliário, cédula de crédito imobiliário, cédula de crédito bancário e dá outras providências”, do qual o artigo 64 dispõe: “Na produção imobiliária, seja por incorporação ou parcelamento do solo, em áreas urbanas e de expansão urbana, não se aplicam os dispositivos da Lei 4771, de 15 de setembro de 1965 [Código Florestal]”.

O Ministério do Meio Ambiente, no mesmo compasso das chamadas ONGs voltadas à causa da defesa ambiental, por meio da Ministra Marina Silva, já se pronunciou favoravelmente ao veto do referido artigo, sob o argumento de que a sua transformação em lei implicaria em autorizações para que fossem ocupadas áreas de preservação permanente existentes em áreas urbanas, tais como manguezais, margens de rios, encostas, etc.

A matéria é relevante, muito menos pelo artigo em si mesmo mas, principalmente, pelo necessário debate sobre o Parágrafo único do artigo 2º do Código Florestal que determina: “Art. 2°- Consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito desta Lei, as florestas e demais formas de vegetação natural situadas: Parágrafo único. No caso de áreas urbanas, assim entendidas as compreendidas nos perímetros urbanos definidos por lei municipal, e nas regiões metropolitanas e aglomerações urbanas, em todo o território abrangido, obervar-se-á o disposto nos respectivos planos diretores e leis de uso do solo, respeitados os princípios e limites a que se refere este artigo.“ A redação do parágrafo, não é necessário ressaltar, é contraditória e de pouca utilidade prática pois, ao mesmo tempo em que determina que nos perímetros urbanos, regiões metropolitanas e aglomerações urbanas é admissível que os planos diretores determinem quais são as áreas de preservação permanentes a serem observadas; por outro lado, afirma que a liberdade do legislador municipal está restrita aos princípios e limites definidos pelo próprio artigo.

Para a correta compreensão da problemática, se faz necessário entender a finalidade do Código Florestal. Elaborado em 1965, ele tem por finalidade definir instrumentos para o desenvolvimento florestal e a produção industrial de madeira. A proteção do solo, na ótica do Código Florestal, está dentro do contexto do desenvolvimento florestal. Não por acaso, o Código está vinculado à criação do antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal – IBDF, extinto com a criação do IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. O Código, portanto, é um instrumento de promoção do desenvolvimento. À falta de outros instrumentos, a sua utilização em áreas urbanas foi se tornando cada vez mais freqüente e rotineira.

Fato é, contudo, que o Código Florestal não é o instrumento jurídico mais apropriado para a proteção do ambiente urbano, pois dada a sua generalidade e vocação industrial, não é capaz de intervir adequadamente na vida urbana em questões tais como arborização, ocupação de encostas e outras.

Conforme está disposto no Código Florestal, qualquer construção em cidades da região serrana do Rio, por exemplo, que venha a ser feita nas proximidades de rios, deverá observar uma distância – mínima – de 30 metros do curso d`água. (Código Florestal Art. 2° Consideram-se de preservação permanente, pelo só efeito desta Lei, as florestas e demais formas de vegetação natural situadas: a) ao longo dos rios ou de qualquer curso d’água desde o seu nível mais alto em faixa marginal cuja largura mínima será: 1 – de 30 (trinta) metros para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura. Ora, em um terreno de 70 metros que seja cortado por um rio com 8 metros de largura, sobrarão, apenas, 31 metros para cada lado, restando para o proprietário 1 metro para construir, em cada lado. O mesmo se diga para a construção em encostas que, se aplicados os critérios do Código Florestal, são praticamente impossíveis de serem efetivadas legalmente. Vale observar que, em Petrópolis, a legislação local fala em 15 metros como terreno reservado à proteção dos mananciais quando em área urbana.

É importante observar, ademais, que os artigos 30 e 182 da Constituição Federal determinam competir aos municípios legislar sobre os assuntos de interesse local e fixar, em lei, as diretrizes de desenvolvimento urbano. Tal legislação, consubstanciada nos Planos Diretores, deve ser considerada como o principal conjunto de normas a serem aplicados à gestão do solo urbano. Infelizmente, muitos municípios não editaram os seus Planos Diretores e, portanto, não possuem legislação apta a direcionar corretamente a ocupação de seu território.
O Estatuto das Cidades e a legislação que o complementa, indiscutivelmente, são os instrumentos aptos a darem o adequado ordenamento à ocupação do solo urbano, considerando-se a realidade de cada uma das cidades, tal como tutelada pelo Plano Diretor. O veto ao artigo 64 do PL, certamente, se impõe. Da mesma forma, é impositivo que o solo urbano seja regulado apenas por normas vocacionadas para tal, isto é, pelos Planos Diretores e lei de ocupação do solo às quais compete definir os critérios de tutela a serem aplicados, considerando-se o interesse local.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.