Colunas

Garantindo a prosperidade do Brasil 

Graças aos seus recursos naturais, o país é  forte candidato para um crescimento astronômico. Mas terá algum trabalho para mantê-lo.

27 de maio de 2010 · 14 anos atrás

Com uma reputação mundial de ser um líder obstinado na área de energia limpa, o Brasil tem garantido sua quota de mocinho na imprensa – que abrange desde as questões ambientais até os assuntos políticos. No entanto, há pouco tempo, um artigo publicado na internet foi interessante devido ao seu público alvo: investidores. E mais importante ainda foi a mensagem: É hora de investir no Brasil.

Este artigo foi escrito por Kevin Grewal, editor de SmartStops.net, um site que “monitora e controla com precisão os riscos de investimentos.” E, de acordo com Grewal, a abundância do país em recursos naturais, bem como seu sucesso na área de energia alternativa, tem feito o país um excelente candidato para um crescimento astronômico. 

Esta mensagem está em consonância com aquilo que a Global Footprint Network concluiu através da Iniciativa Credor e Devedor Ecológico, os recursos naturais estão se tornando rapidamente a nova riqueza das nações.

“Com o aumento da demanda internacional para as exportações de matéria prima do Brasil, os recursos devem ser cuidadosamente gereciados – agora mais do que nunca – a partir da perspectiva da conservação, do comércio, do investimento e da procura interna.”

Atualmente o Brasil é um credor ecológico, o que significa que tem mais recursos naturais renováveis (biocapacidade) do que exige sua população. Na verdade, o Brasil tem atualmente a maior biocapacidade do mundo, literalmente “É o maior país do mundo!” Essa abundância dá ao Brasil poderes para se tornar o maior exportador mundial de matérias-primas, e tem alimentado o seu crescimento econômico. O mix de energia do país é considerado um dos mais limpos do mundo e o seu valioso carbono estocado pela sua vasta floresta amazônica dá ao Brasil um valor ecológico único. As metas do Brasil para acabar com o desmatamento até 2015, aumentar a utilização de energias renováveis, o foco no uso da terra e manejo florestal e ainda se adaptar às mudanças climáticas deixarão o país bem posicionado para se tornar uma força mundial – ambientalmente, economicamente, socialmente e politicamente. 

No entanto, muitos países são – ou estão em vias de tornar-se – devedores ecológicos, ou seja, a população utiliza mais biocapacidade do que está disponível dentro de suas fronteiras. Isso significa que esses países vão crescer mais dependente das importações de países credores, como o Brasil. Com o aumento da demanda internacional para as exportações de matéria prima do Brasil, esses recursos devem ser cuidadosamente gereciados – agora mais do que nunca – a partir da perspectiva da conservação, do comércio, do investimento e da procura interna.

Hoje 81% da população mundial vive em países que utilizam mais recursos renováveis do que dispõem dentro de suas fronteiras. Como comparação, em 1961 a grande maioria dos países do mundo tinham excedentes ecológicos. Em 50 anos os recursos reduziram-se rapidamente e a pressão sobre as reservas de biocapacidade restantes continua a crescer.

Portanto, a pergunta inevitável é: como o Brasil pode manter o seu crescimento e ao mesmo tempo assegurar que seus recursos não sejam devastados em ritmo acelerado como ocorre hoje numa escala global?

Esta é a questão fundamental que cada governo nacional deve se perguntar e a qual já estamos ajudando muitos governos a responder. Em 2003, nós criamos o Global Footprint Network para ajudar a construir um futuro sustentável, onde todos possam viver uma vida satisfatória com os recursos de um único planeta. Um passo essencial para atingir este objetivo é medir o impacto humano sobre a Terra, para que possamos fazer escolhas mais conscientes. É por isso que nosso trabalho tem como objetivo acelerar o uso da Pegada Ecológica – um instrumento de contabilidade dos recursos , que mede o quanto a natureza pode oferecer, o quanto nós usamos, e quem usa o quê. É a única medida que compara a distribuição de recursos contra a demanda de recursos. 

Nós também demonstramos esse impacto através da nossa calculadora de pegada, que estamos lançando no Brasil, no site do O Eco. A calculadora leva o usuário a uma série de perguntas sobre sua vida e determina a sua Pegada Ecológica. Ela também identifica suas maiores áreas de consumo de recursos e traduz isso em número de planetas que precisaríamos se todos vivessem dessa maneira. Os usuários podem então explorar maneiras de reduzir a sua pegada.

Da ação individual para a política do governo, sabemos que hoje para atingir nossos maiores desafios é necessário um esforço global – e uma grande mudança de pensamento. Acreditamos que os governos que reconheçam e se preparam para um mundo com recursos limitados terá uma maior probabilidade de assegurar o desenvolvimento econômico e bem-estar social de seu país e de seu povo.

Quais são as ameaças ao Brasil com relação ao meio ambiente, à política e às questões sociais? Como governo brasileiro pode garantir que o país continue como um bom investimento e não um empreendimento arriscado? Como o Brasil pode continuar a atender à crescente demanda por etanol sem o esgotar seus recursos?

Estes são os tipos de perguntas que iremos abordar nesta coluna mensal, utilizando os dados mais recentes – e convidamos você a nos enviar seus comentários e sugestões para outros tópicos relacionados.

“Em poucas palavras”, escreveu Grewall no artigo, “a abundância do Brasil em recursos naturais e sua disciplina fiscal e estabilidade, lhe permitiu ser um forte candidato para um crescimento astronômico nos próximos anos.”

Sim, mas vai ter algum trabalho para mantê-lo dessa maneira.

CLIQUE AQUI PARA CALCULAR SUA PEGADA ECOLÓGICA

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.