Colunas

O mundo perdeu Antonio Brack

Morreu ontem um grande ambientalista. Este Peruano de Oxapampa foi talvez o melhor ministro de meio ambiente que o mundo viu atuar.

31 de dezembro de 2014 · 9 anos atrás
  • Maria Tereza Jorge Pádua

    Engenheira agrônoma, membro do Conselho da Associação O Eco, membro do Conselho da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Nat...

O ambientalista Antonio Brack. Foto: Spiegel-Peru.

Morreu neste 30 de dezembro um grande ambientalista: Antonio Brack. Peruano de Oxapampa, foi talvez o melhor ministro de meio ambiente que o mundo viu atuar. Pelo menos um dos melhores. Deixou mais de trinta livros, a grande maioria sobre espécies silvestres, suas origens e áreas de distribuição.  Eu o li pela primeira vez na década de 70. Foi o livro “O Ambiente em que Vivemos”. Tive o privilégio de acompanhá-lo no Brasil desde Santarém, Manaus, Parque Nacional da Amazônia e nos Parques Nacionais das Emas, Itatiaia, Serra dos Órgãos e Brasília. Tudo que eu queria aprender perguntava para ele. No barco do extinto IBDF, na Amazônia, em 1976, eu lhe perguntei: — E o que vai acontecer com esta imensa floresta? Ele me respondeu: Será destruída.

Grande cientista. Grande professor. Grande escritor. Grande repórter. Não cabe nenhum outro adjetivo menor.

Adeus, meu grande amigo. Aquele que adorava ir em nossa casa para comer de minha comida e me fazia sentir a melhor das cozinheiras. Nunca mais farei um prato sem lembrar de você.

Adeus Brack.

 

As opiniões e informações publicadas na área de colunas de ((o))eco são de responsabilidade de seus autores, e não do site. O espaço dos colunistas de ((o))eco busca garantir um debate diverso sobre conservação ambiental.

 

Leia Também 

A nova definição presidencial do manejo florestal

Um adeus ao Almirante Ibsen, ferrenho defensor da natureza

 

Leia também

Colunas
31 de julho de 2014

Um adeus ao Almirante Ibsen, ferrenho defensor da natureza

Deixou-nos hoje, Ibsen de Gusmão Câmara. Gerações de ambientalistas estão tristes, assim, como se pudessem, estariam baleias, tartarugas e toninhas.

Colunas
30 de setembro de 2014

A nova definição presidencial do manejo florestal

Além de não assinar o acordo internacional para cessar o desmatamento até 2030, a presidente Dilma confundiu conceitos essenciais.

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.