Colunas

A cidade do futuro no Planalto Central

Quarenta e seis anos depois de mudar a capital para Brasília, o país tem em Pirenópolis, uma cidade goiana do século XVIII, uma visão otimista do futuro.

19 de maio de 2006 · 18 anos atrás
  • Marcos Sá Corrêa

    Jornalista e fotógrafo. Formou-se em História e escreve na revista Piauí e no jornal O Estado de S. Paulo. Foi editor de Veja...

A Cidade de Pedra, em Goiás, é uma das paisagens mais antigas do Brasil. Mas, como entrou há pouco em nosso mapa turístico e ainda não deu o ar de sua graça no roteiro nacional de viagens, o guia Luiz Evandro Triers avisou esta semana, mal botou o pé na trilha, que pisava pela terceira vez este ano naquele labirinto de rocha faiscante, talhada pelos éons em formas espalhafatosas num terreno velho como a crosta terrestre. E na volta, como para mostrar que não estava exagerando, perdeu o caminho mais curto até o carro.

Triers é um dos 20 guias credenciados pela Associação dos Condutores de Visitantes de Pirenópolis. Fez, para isso, até curso de primeiros-socorros. Aprendeu no bê-a-bá da geologia as lições capazes de sustentar, durante a caminhada, uma conversa sobre a história aqueles penedos de origem pré-cambriana. E não deixa passar uma pegada na areia fina sem um esforço para descobrir se o bicho que deixou as marcas no chão era lobo-guará ou cachorro doméstico. Mas a freguesia ainda é pouca e disputada. E, quando não está em campo, mostrando a R$ 50 por passeio o monumento natural que a prefeitura oficializou no ano passado, ele ganha a vida com biscates de pedreiro.

Pirenópolis fica a pouco mais de 50 quilômetros da Cidade de Pedra. A distância parece maior porque a estrada de terra, costeando o Parque Estadual da Serra dos Pireneus, tem trechos que fariam bonito em anúncios de utilitários 4×4. Mas Brasília dista do município duas horas de viagem. E Pirenópolis, com seu calçamento de pedra, arquitetura do século XVIII e sossego típico de cidade com 21 mil habitantes, transborda de forasteiros nos fins-de-semana. Nas cheias, hospeda até 50 mil pessoas. E, mesmo na pasmaceira dos dias úteis, a vida local dá a impressão de gravitar em torno de suas trezentas e tantas pousadas.

Monumento Natural

Em outras palavras, a Cidade de Pedra tem tudo para pegar. Desde os faiscadores que bateram aqueles sertões há pelo menos dois séculos, sempre esteve na beira da História do Brasil. E não faz muito tempo que deixou de ser fundo de fazenda. O capim gordura continua lá. Uma cerca de arame farpado cruza a trilha. E quem a visitou meses atrás topou com bois pastando no meio das relíquias geológicas, como o gado romano povoava as ruínas da Roma Imperial nas velhas gravuras da Itália.

Conhecida, portanto, a Cidade de Pedra sempre foi. Mas sua descoberta pelo turismo é recente. Ela apareceu para o resto do país em 2005, quando a televisão deu impulso que faltava a uma campanha municipal para transformá-la em unidade de conservação e debutou neste site, numa reportagem da colunista Maria Tereza Pádua. Mas o lugar se preparou para receber visitas durante milhões de anos, enquanto a erosão roía suas rochas, esculpindo torres de arenito e anfiteatros naturais entre jardins rupestres. E, mesmo com trilhas ainda precárias, cortadas por cercas de arame farpado, está praticamente pronto.

Cravejada de mica e quartzo, suas pedras cintilam ao sol ofuscante do planalto goiano. Seus arcos de pedra, espalhados pelo caminho, emolduram canelas-de-ema, cactos, bromélias, orquídeas, sempre-vivas, quaresmeiras anãs e pepalantos. O conjunto lembra paisagens famosas, como a de Vila Velha, no Paraná, ou das Sete Cidades da serra da Capivara, no Piauí. “Mas é mais impressionante. No gênero, a melhor que conheço”, diz o ambientalista Marc Douroujeanni. Ele fala do alto da experiência de quem avaliou parques naturais no mundo inteiro. E implantou no Peru uma reserva semelhante.

Douroujeanni é um peruano nascido em Paris, com longo currículo internacional. Trabalhou no Banco Mundial. Criou a divisão de proteção do meio ambiente no Banco Interamericano de Desenvolvimento. Preside em no Peru a fundação Pro-Naturaleza. E há quatro anos mora em Pirenópolis, embora tenha um apartamento de cobertura em San Izidro, o melhor bairro de Lima. Mudou-se para a pequena cidade histórica com a mulher, a ambientalista Maria Tereza Pádua, madrinha da primeira RPPN – quer dizer, Reserva Particular do Patrimônio Natural – no município, o Santuário de Vida Silvestre Vagafogo.

Mudança de rumo

Como o marido, Maria Tereza tem uma impressionante folha de serviços prestados à conservação da natureza. No IBDF, o instituto precursor do Ibama, ela tirou dos dentes da motosserra oito milhões de hectares da floresta, convertidos em unidades de conservação na Amazônia quando a política oficial era ocupá-la a qualquer custo. Fez a primeira reserva marinha do país, no Atol das Rocas. E o primeiro parque dos Gerais, o do Grande Sertão; Veredas. Na década de 80, Maria Tereza deixou o governo, em protesto contra o projeto do regime militar que cravou uma estrada no Parque Nacional do Araguaia. E, sem cargo público, pôs em marcha a Funatura, uma fundação dedicada a salvar o que restava do Cerrado.

A mudança foi uma sorte para Pirenópolis. Como presidente da Funatura, Maria Tereza transformou o Vagafogo num modelo de RPPN. Tratava-se, em 1987, de um sítio de 44 hectares. Seu dono, Evandro Egler, depois de viajar o mundo como comissário de bordo, vendia geléias, ovos caipiras e queijos artesanais em Brasília, onde sua clientela incluía Maria Tereza. Ela tomou nas mãos o projeto de transformar a propriedade numa reserva particular feita com todos os cuidados técnicos. Calculou até o que Egler ganharia cultivando a terra ou deixando a mata. O resultado é que o Vagafogo recebe hoje 14 mil visitantes por ano, pagando R$ 9 por ingresso. Egler virou secretário municipal de Turismo.

Inspirado nesse exemplo, o município tem atualmente nada menos de 7 RPPNs. Somadas aos 2.833 hectares do Parque Estadual dos Pireneus e aos 1.700 hectares da Cidade de Pedra, as reservas encorparam o patrimônio turístico da cidade a tal ponto, que o rio das Almas corta a cidade entre matas ciliares, em vez de passar por casas debruçadas em seus barrancos. É um caso singular. Mas quem vê o rio das Almas acha que o Brasil tem conserto. E, 46 anos depois de instalar em Brasília a capital da República para botar o interior no caminho do progresso, o país ganhou na Pirenópolis, a 150 quilômetros da Praça dos Três Poderes, uma espécie de mirante, de onde dá para olhar o futuro com a velha fórmula da esperança.

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.