Chico Mendes foi um herói ambiental?

José Augusto Pádua
quarta-feira, 11 julho 2007 17:54

Chico Mendes é visto de duas maneiras estereotipadas: como exclusivo defensor da floresta ou como líder sindical que usou o ambientalismo. Falta nelas o respeito ao homem real

Em busca de uma economia ecológica I

José Augusto Pádua
sexta-feira, 18 maio 2007 15:04

Os conceitos de economia ecológica começaram a surgir ainda no século XIX, mas só ganharam força a partir dos anos 70, com a influência de estudiosos que conheceram o Brasil

O drama ambiental da Índia

José Augusto Pádua
terça-feira, 6 março 2007 15:55

A modernização da Índia não está sendo feita com o planejamento necessário para evitar impactos significativos à qualidade de vida dos indianos e ao meio ambiente planetário

Brasil-Índia: História e Ecologia

José Augusto Pádua
sexta-feira, 26 janeiro 2007 16:00

Brasil e Índia são países distantes e diversos, mas têm relações históricas, culturais e ecológicas surpreendentes. As semelhanças são muitas e vão bem além dos trópicos.

O reflorestamento da Tijuca: novas perspectivas

José Augusto Pádua
terça-feira, 17 outubro 2006 18:42

Além de preservar as matas que ainda existem, é importante recuperar o que se perdeu. O reflorestamento da Tijuca, no Rio, é a prova de que algumas “loucuras humanas” dão certo.

Floresta da Tijuca: Passeios pela História II – Ilustrados e incendiários

José Augusto Pádua
terça-feira, 12 setembro 2006 18:56

No momento em que a Floresta da Tijuca passou a ser mais estudada e retratada, aumentaram queimadas e desmatamentos. Às vezes, os responsáveis eram os próprios apreciadores.

Floresta da Tijuca: Viagens pela história I

José Augusto Pádua
terça-feira, 1 agosto 2006 14:25

A Floresta da Tijuca não é a maior em área urbana do mundo, mas seu carisma permanece intocável. No Brasil colônia, deu renda e abrigo aos seres humanos.

Aventuras e desventuras de Alexandre Rodrigues Ferreira (As origens da ansiedade amazônica III)

José Augusto Pádua
terça-feira, 20 junho 2006 12:59

No século XVIII, o naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira fez as críticas mais explícitas sobre a exploração da fauna e da floresta amazônica como um todo.

O tesouro de João Daniel (As origens da ansiedade amazônica II)

José Augusto Pádua
quinta-feira, 18 maio 2006 16:14

No século XVIII, o padre jesuíta João Daniel esboçou, numa cela, possíveis caminhos de exploração dos recursos da Amazônia de forma racional e integrada.

As origens da ansiedade amazônica I

José Augusto Pádua
quinta-feira, 6 abril 2006 17:49

Até metade do século XVIII, a visão da Amazônia limitava-se a elementos pontuais da natureza. O gigantismo da floresta era tão ignorado quanto sua destruição