Precisamos de mais visitantes nas unidades de conservação

Fabio Olmos
terça-feira, 5 março 2013 19:50

Queira a burocracia ou não, existe demanda para que áreas protegidas sejam abertas à visitação. Isso é uma coisa boa que deve ser aproveitada.

Queimada Grande: a Ilha das Loiras Misteriosas

Fabio Olmos
quinta-feira, 1 dezembro 2011 5:23

A 35 km de Itanhaém-SP evoluiu uma das mais notáveis serpentes brasileiras, a loira e simpática Bothropoides insularis ou jararaca-ilhoa, encontrada apenas nesta ilha.

Nossos comunistas são menos inteligentes que os dos outros

Fabio Olmos
terça-feira, 6 julho 2010 22:02

Comunistas chineses têm maior programa de reflorestamento do mundo. Aqui, Aldo Rebelo retalha Código Florestal.

Em busca de Maria Catarina

Fabio Olmos
quinta-feira, 1 outubro 2009 16:25

Reserva particular em Santa Catarina abriga um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica no litoral da região e é a melhor área para observar uma seleção de aves ameaçadas.

As opções de Viracopos

Fabio Olmos
sexta-feira, 18 setembro 2009 3:00

A ampliação do aeroporto de Viracopos mostra diferentes maneiras de pensar o processo de licenciamento ambiental. Uma opção prevê remover favelas, outra destruir nascentes e cerrados. Qual será escolhida?

Observando aves em Monte Verde

Fabio Olmos
quarta-feira, 9 setembro 2009 3:00

Região na Serra da Mantiqueira abriga interessantes remanescentes de florestas de araucária. Uma compilação mostra pelo menos 200 espécies aladas existem por ali. Veja fotografias.

O Brasil rumo ao neoliberalismo ambiental

Fabio Olmos
terça-feira, 18 agosto 2009 16:00

Ferrenho promotor da intervenção do Estado na economia e na sociedade, Lula vai na direção contrária ao falar de meio ambiente. Quando vierem as conseqüências, será tarde demais.

Estreito: o fim do Tocantins

Fabio Olmos
quinta-feira, 6 agosto 2009 16:00

Eu visitei as obras da hidrelétrica que está sendo construída na divisa dos estados do Maranhão e Tocantins. O que vi foi o desmatamento de áreas únicas de Cerrado que são habitats de diversos pássaros endêmicos.

Os reis do gado e suas vacas insoladas

Fabio Olmos
domingo, 17 maio 2009 16:00

Antes de mudarmos o Código Florestal, a pecuária é que deve mudar. Sistemas como as pastagens arborizadas dão o exemplo de caminhos possíveis.

As flores africanas de Nieuwoudtville

Fábio Olmos
quarta-feira, 22 abril 2009 3:00

Ecoturismo na África não é apenas sobre elefantes e leões. O turismo botânico também gera empregos e promove a conservação no sul do continente.