Colunas

Kyoto incentiva novas tecnologias

Estudo mostra que Protocolo de Kyoto impulsionou a pesquisa tecnológica climática. O problema é que poucas inovações cruzam as fronteiras dos países em que foram geradas.

16 de fevereiro de 2009 · 15 anos atrás
  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

O Protocolo de Kyoto está gerando um benefício extra: os países que o assinaram aumentaram o ritmo de desenvolvimento de tecnologias mitigadoras do efeito estufa. Publicado em dezembro, um trabalho feito por pesquisadores do Centro de Economia Industrial (Cerna) da França e Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) esmiuçou todas as patentes de tecnologias amigas do clima entre 1978 e 2003. Embora o acompanhamento de patentes não abarque toda a criação ou transferência de tecnologia, elas são um forte indicador desses fluxos. O resultado mostra que, após Kyoto, países signatários, como Japão e Alemanha, aceleraram as inovações na área, enquanto os que não aderiram, caso dos Estados Unidos e Austrália*, não exibiram diferença. Do lado dos emergentes, China, Coréia e Rússia surpreenderam com uma ótima performance. Os resultados do Brasil foram discretos.

O estudo abarcou patentes em 13 áreas relacionadas ao clima, sete classificadas em energia renovável (hidroelétrica, eólica, solar, biomassa, reaproveitamento de lixo, geotérmica e oceânica), além de destruição de metano, cimento ecológico, conservação de energia em edifícios, iluminação eficiente, injeção eletrônica e captura de carbono. No total, foram 273 mil patentes relacionadas a clima (cerca de 1% de todas as patentes) registradas em 76 países. As áreas que tiveram maior aceleração após Kyoto foram iluminação, lixo, eólica, biomassa e metano.

Três países concentram dois terços das inovações na área climática, medidas por patentes registradas. Disparado na frente vem o Japão, seguido por Estados Unidos e Alemanha. Sozinho, o Japão é líder em 12 dos 13 setores estudados e produz quatro vezes mais patentes, gerando 40,8% do total, contra 12,8% dos Estados Unidos e 12,7% da Alemanha. O quarto, quinto e sexto lugares pertencem à China, Coréia e Rússia com, respectivamente, 5,6%, 4,6% e 4,2% dos registros. O Brasil está em décimo, com apenas 1,1%. Perder para a gigantesca China ou para a vigorosa Coréia, vá lá. Mas levar uma goleada de um país conturbado como a Rússia deveria ser motivo para reflexão.

Exportando inovações

O trabalho também se debruçou sobre a exportação de novas tecnologias, medida pelas patentes que são registradas em pelo menos um país além daquele em que foi gerada.  Um dos aspectos mais relevantes para o desenvolvimento econômico é a capacidade de absorção tecnológica. Quanto mais avançado for o estado da arte de um país, maior sua produtividade e, por conseqüência, renda per capita. Como a geração de tecnologia nos países ricos e no mundo em geral é muitas vezes maior do que a capacidade de um país só, que dirá um país em desenvolvimento, sua capacidade de absorção é uma das principais alavancas de crescimento. No caso de tecnologias mitigadoras do efeito estufa, o mesmo é desejável, pois a maior parte delas também é gerada nos países ricos.

Nesse caso, os resultados não foram animadores. O tratado de Kyoto não aumentou a taxa de transferência de tecnologias climáticas, que se manteve na faixa de 25% das patentes. O número é baixo, mas parecido com o de transferência tecnológica em geral. Os autores também descobriram que 75% desse fluxo ocorre no sentido chamado Norte-Norte, entre países ricos. Na direção Norte-Sul, de ricos para emergentes, a taxa é de 18%, mas está crescendo rapidamente. Por fim, a difusão Sul-Sul, de emergentes a emergentes, é quase zero.

Conclui-se que Kyoto teve um efeito positivo nas pesquisas e que existe um enorme potencial para o aumento de transferência tecnológica dos países desenvolvidos para emergentes e pobres. Considerando que os primeiros largaram na frente da industrialização e iniciaram as contribuições para o aquecimento global, trata-se também de uma obrigação moral. Fica a curiosidade de se descobrir porque não existe mais troca entre emergentes, já que a tecnologia que desenvolvem tem grande chance de ser compatível com países semelhantes. Talvez o alto custo do registro de uma patente não seja compensado em mercados menores. Ou a baixa proteção de direitos de propriedade intelectual e a cópia sem autorização seja o maior empecilho.

O fato é que todos se beneficiariam com a maior difusão tecnológica no setor, baixando custos e evitando a reinvenção da roda. Via mercados de carbono, a compra de reduções de emissão a um custo mais barato nos emergentes compensaria o auxílio tecnológico dos ricos. Eis uma questão em que o setor público poderia harmonizar os interesses, cuidando para que, quando o custo de desenvolvimento fosse privado, as transferências tivessem remunerações aceitáveis.

Afinal, ao contrário de uma máquina ou qualquer outro bem material, o conhecimento, puro ou tecnológico, tem uma característica fantástica, pode ser usado por todos ao mesmo tempo.

* o país assinou Kyoto apenas em dezembro de 2007

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.