Na Amazônia, o faroeste continua em ação

Eduardo Pegurier
quinta-feira, 2 março 2017 23:33

A desordem fundiária que impera na região repete a história do oeste americano e atrapalha a luta para deter o desmatamento

Sinal aberto para grileiros e desmatadores

Eduardo Pegurier
quinta-feira, 2 fevereiro 2017 15:32

Medida Provisória que incentiva grilagem e redução da Floresta Nacional de Jamanxim repete erro já feito na mudança do Código Florestal

Os primeiros 10 anos foram ótimos, que venham os próximos

Eduardo Pegurier
quarta-feira, 13 agosto 2014 1:42

((o))eco completa uma década neste agosto, uma história feita por jornalistas e ambientalistas que formaram uma rede e tanto pró-Natureza.

A mão visível vai às compras

Eduardo Pegurier
segunda-feira, 17 agosto 2009 16:07

Uma das práticas mais eficazes do governo na área ambiental são as compras sustentáveis. Nossos esforços ainda são tímidos, mas São Paulo e Minas Gerais largaram na frente.

Como nasce uma favela

Eduardo Pegurier
terça-feira, 5 maio 2009 16:21

Regras públicas proíbem construções em áreas de proteção ambiental, ao mesmo tempo que impedem a remoção de transgressores. Tudo não passa de uma senha para invasões.

As algas chegam ao tanque de gasolina

Eduardo Pegurier
quinta-feira, 26 fevereiro 2009 13:00

Enquanto o debate sobre a competição por terras entre biocombustíveis e alimentos acirra os ânimos e não encontra um fim, solução para bioenergia poderá vir do mar.

Kyoto incentiva novas tecnologias

Eduardo Pegurier
segunda-feira, 16 fevereiro 2009 12:59

Estudo mostra que Protocolo de Kyoto impulsionou a pesquisa tecnológica climática. O problema é que poucas inovações cruzam as fronteiras dos países em que foram geradas.

Smart grid, uma rede super poderosa

Eduardo Pegurier
terça-feira, 27 janeiro 2009 16:37

O uso de redes inteligentes é pré-requisito para adoção de fontes renováveis de energia, facilitando o emprego de pequenas geradoras e a eficiência na transmissão.

Obama, é hora de taxar o carbono

Eduardo Pegurier
terça-feira, 13 janeiro 2009 10:00

Embora seja impopular, a criação de um imposto sobre carbono não abalará a economia e dará ao novo presidente o poder de virar o jogo energético, contra o petróleo.

Matar árvores não é mais notícia

Eduardo Pegurier
segunda-feira, 5 janeiro 2009 10:00

A internet está obrigando publicações tradicionais a abandonar o papel. Um mundo sem mídia impressa pouparia milhões de árvores e custos de distribuição desnecessários.