Notícias

Ranking dos carros verdes

Ministério do Meio Ambiente divulga a nova lista de veículos de passeio com as mais baixas taxas de emissão de poluentes danosos à saúde e causadores do efeito estufa. Veja relação completa.

Redação ((o))eco ·
1 de dezembro de 2009 · 14 anos atrás

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta terça-feira, 1º de dezembro, o novo ranking ambiental dos carros de passeio fabricados em 2009. A lista mostra quais os veículos com as menores emissões de gás carbônico e outros poluentes, como óxidos nitrosos e monóxido de carbono.

A lista reúne cerca de 400 modelos de veículos. Vinte e dois modelos ganharam cinco estrelas, todos eles com motores flex (movidos tanto a álcool quanto a gasolina). O primeiro lugar ficou com o Fiat Idea Adventure Dualogic 1.8 8v hv flex. Os piores colocados são modelos a gasolina e com motores mais potentes, acima de 2.0. O último lugar é ocupado pelo Jetta Variant 2.5 a gasolina, da Volkswaguen.

A nova lista de veículos causou menos controvérsia com as montadoras. Desta vez, não foram dadas notas numéricas aos modelos. Ao invés, foram utilizadas estrelas – de uma a cinco – para demonstrar os níveis de emissões de gases poluentes e do efeito estufa. Quanto maior o número de estrelas, mais eficiente é o veículo. Ou seja, menor o índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono.

“O objetivo da Nota Verde é orientar o consumidor. Queremos que o consumo consciente cresça cada vez mais, e que assim seja criada uma concorrência positiva entre as montadoras, para que produzam carros mais eficientes”, disse Carlos Minc, segundo nota da assessoria do Ministério do Meio Ambiente.

Veja o ranking de veículos de passeio


Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.