Análises

Decisão do STF sobre o novo Código Florestal enfraquece a Cota de Reserva Ambiental

A indefinição do critério de compensação de Reserva Legal acarretará muitas dúvidas em sua aplicação pelos produtores rurais e órgãos ambientais

Joana Chiavari · Cristina Leme Lopes ·
1 de março de 2018 · 6 anos atrás
Decisão sobre a Cota de Reserva Legal é incoerente. Foto: Sam Beebe/Flickr.

A decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre quatro ações diretas de inconstitucionalidade e uma ação direta de constitucionalidade em face da Lei nº 12.651/2012, que instituiu o novo Código Florestal, manteve os principais pilares da lei e abriu caminho para a sua implementação, passados quase seis anos da sua publicação. Entretanto, com relação à Cota de Reserva Ambiental (CRA), ainda há uma incoerência importante.

O novo Código Florestal inovou ao combinar a adoção de instrumentos de controle ambiental e monitoramento do desmatamento com instrumentos econômicos, para um uso da terra e gestão do território mais eficientes. Dentre esses instrumentos, a CRA foi instituída pelo novo Código Florestal para a regularização ambiental de Reserva Legal de imóveis rurais e encontra-se em processo de regulamentação pelo poder executivo federal. A principal função da CRA é servir como mecanismo de compensação de Reserva Legal, isto é, permitir que proprietários que possuam passivo de Reserva Legal fiquem em conformidade com a lei, a um menor custo, e, ao mesmo tempo, recompensar quem preserva vegetação nativa acima dos percentuais exigidos pela lei. Assim, quem tem vegetação excedente pode emitir CRA, e quem tem déficit de Reserva Legal pode compensá-lo comprando CRA de imóveis rurais situados no mesmo bioma. Todos os onze ministros do STF julgaram pela constitucionalidade do artigo 44, que criou a CRA, o que demonstra o grau de relevância deste novo instrumento.

A CRA não é o único mecanismo de compensação de Reserva Legal. A lei prevê outras três formas de compensação: o arrendamento de área sob regime de servidão ambiental; a doação ao poder público de área localizada no interior de Unidade de Conservação de domínio público pendente de regularização fundiária; e o cadastramento de uma área equivalente em outro imóvel do mesmo proprietário. Entretanto, a CRA tem gerado muita expectativa em relação ao seu potencial para a regularização ambiental de Reserva Legal de milhares de propriedades, por ter, a princípio, um procedimento mais simples e um menor custo do que as demais formas de compensação.

“O resultado deste julgamento para o futuro da CRA é ainda incerto. De um lado, pode-se considerar que o critério para a compensação de Reserva Legal por meio da aquisição de CRA está indefinido, pois em um dispositivo o STF adotou o critério da identidade ecológica e, em outro, validou o critério do bioma”.

O novo Código Florestal adotou o critério do bioma para fins de compensação da Reserva Legal, porém este critério foi objeto de impugnação perante a suprema corte em dois dispositivos: o parágrafo 2º do artigo 48 e o parágrafo 6º do artigo 66. O problema é que a decisão final do STF em relação a estes dois dispositivos foi incoerente.

Com relação ao parágrafo 2º do artigo 48, o qual dispõe que a CRA só pode ser utilizada para compensar Reserva Legal de imóvel rural situado no mesmo bioma, os ministros consideraram que o critério do bioma é muito abrangente e decidiram pela interpretação conforme a Constituição, de modo a permitir o uso de CRA para a compensação de Reserva Legal apenas entre áreas com identidade ecológica.

Entretanto, o parágrafo 6º do artigo 66, que também dispõe sobre o critério do bioma para fins de compensação de Reserva Legal, foi considerado constitucional pela maioria dos ministros. O parágrafo 6º do artigo 66 faz referência a todas as formas de compensação descritas no parágrafo 5º do mesmo artigo, entre as quais se inclui a aquisição de CRA.

O resultado deste julgamento para o futuro da CRA é ainda incerto. De um lado, pode-se considerar que o critério para a compensação de Reserva Legal por meio da aquisição de CRA está indefinido, pois em um dispositivo o STF adotou o critério da identidade ecológica e, em outro, validou o critério do bioma. Por outro lado, se a lei for interpretada de acordo com o critério da especialidade (que prevê a aplicação da regra mais específica em caso de conflito de normas), será empregado o critério da identidade ecológica apenas para a compensação de Reserva Legal por meio de CRA, permanecendo o critério menos restritivo do bioma para as demais formas de compensação.  

Qualquer uma destas opções traz um futuro de insegurança com relação ao mercado de CRA. A indefinição do critério de compensação acarretará muitas dúvidas em sua aplicação pelos produtores rurais e órgãos ambientais. Ao passo que a adoção do critério da identidade ecológica poderá enfraquecer o mercado de CRA, já que as demais alternativas para compensar Reserva Legal possuem um critério de aplicação menos restrito. Cabe ainda ressaltar que não existe um consenso sobre a definição do termo “identidade ecológica”, o que gera insegurança e discricionariedade dos órgãos ambientais estaduais para a interpretação deste conceito.  Tendo em vista a importância que se atribui à CRA para a regularização ambiental das propriedades rurais, era de se esperar um resultado mais promissor para o futuro deste mecanismo.

 

Leia Também

O caos fundiário e a proteção ambiental

Regularização fundiária reduz desmatamento em UCs

Decisão do STF sobre Código Florestal deve se basear em evidências científicas

 

  • Joana Chiavari

    Diretora Associada do Programa de Direito e Governança do Clima do Climate Policy Initiative/PUC-Rio

  • Cristina Leme Lopes

    Gerente de Pesquisa do Programa de Direito e Governança do Clima do Climate Policy Initiative/PUC-Rio

Leia também

Análises
20 de fevereiro de 2018

Decisão do STF sobre Código Florestal deve se basear em evidências científicas

Ainda é tempo de corrigir as graves distorções da lei, sem comprometer a segurança jurídica e as atividades econômicas dos que vivem ou dependem do campo

Notícias
28 de março de 2013

Regularização fundiária reduz desmatamento em UCs

Novo estudo mostra que o fator mais importante para reduzir o desmatamento em Unidades de Conservação é a regularização fundiária.

Análises
19 de março de 2017

O caos fundiário e a proteção ambiental

Somente com uma clara definição dos direitos de propriedade se pode responsabilizar e punir aqueles que cometeram infrações contra o meio ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 8

  1. Sergio diz:

    Que engraçado, o Eco costumava ser um jornal ambientalista antigamente!


  2. George diz:

    É assim: o cidadão desmata 100% de uma propriedade no Cerrado do Vale do Araguaia, com precipitação de 1800 mm/ano e terra fertil, e "compensa" a reserva legal numa área na fronteira com a Caatinga, a 1000 km de distância, com 400 mm/ano, solo arenoso, e biota totalmente distinta. "Mesmo bioma".


  3. ONG ANB diz:

    NÃO HÁ QUASE DIFERENÇA, O IMPORTANTE É A COMPENSAÇÃO AMBIENTAL, VAMOS PARAR COM ESSA HIPOCRESIA ….


    1. AUREO diz:

      SITE UM ARTIGO CIENTIFICO DE QUE A PRESERVAÇÃO DAS MATAS, AFETAM O CLIMA EM ESCALA GLOBAL.?


  4. paulo diz:

    A ciência prova.

    Onde ocorre a floresta/ecossistema temos AGUA. Onde ela foi extinta, problemas de falta de água, apareceram.


  5. souza santos diz:

    Se existe alguma possibilidade de algum ruralista não fazer nada em favor da proteção do meio ambiente , podem ter certeza de que essa possibilidade ira se concretizar. .


  6. Sílvio diz:

    Na verdade, quando se trata CRA a compensação deverá atender a identidade ecológica e ainda estar localizada no mesmo bioma… diferente das demais formas de compensação que deverão atender somente ao bioma.


  7. Fernando diz:

    Afinal qual a diferença entre "mesmo bioma" e "com mesma identidade ecológica"? De onde isso foi tirado???