Análises

A riqueza escondida na APA da Escarpa Devoniana

Estudos revelaram uma alta diversidade de espécies arbóreas na área protegida, equivalente à registrada na Floresta Atlântica. Políticos querem reduzir em 70% a unidade

Marta Regina Barrotto do Carmo ·
4 de abril de 2017 · 7 anos atrás
Parque Estadual do Guartelá. Foto: Marta Regina Barroto do Carmo.
Parque Estadual do Guartelá. Foto: Marta Regina Barroto do Carmo.

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana tem 410.498 hectares e está localizada na transição do primeiro e segundo planaltos do Paraná, principalmente, ao longo de uma região caracterizada por ambientes heterogêneos, conhecida como Campos Gerais. Decretada como Unidade de Conservação em 27 de março de 1992, a área está seriamente ameaçada pela possibilidade de aprovação ainda no primeiro semestre deste ano do Projeto de Lei nº 527/2016, que pode reduzir em torno de 70% de seu perímetro, podendo trazer consequências desastrosas a esse patrimônio natural e cultural tão importante.

A Escarpa Devoniana se destaca por apresentar características peculiares – dado o relevo movimentado e profundamente recortado – e apresenta sítios singulares como cachoeiras, canyons, afloramentos rochosos típicos e relevos em forma de ruína, furnas, cavernas, fendas e sítios arqueológicos. Outra peculiaridade da área está relacionada à fisionomia da vegetação, distinta das demais regiões paranaenses, em vista do caráter disjunto, formando mosaicos, próprios das características específicas de sua topografia, solo e clima.

Os campos predominam na paisagem da escarpa e datam de uma época remota de clima frio e árido. A vegetação é considerada a mais antiga do estado do Paraná. Além disso, entre a matriz campestre e os afloramentos rochosos, ocorre a Floresta com Araucária, que se apresenta, com frequência, como manchas quase circulares ou como matas de galeria que se manifestam especialmente em encostas, depressões ou nas cabeceiras das nascentes e ao longo dos corpos dágua, onde o solo é mais profundo e concentra maior acúmulo de detritos orgânicos.

Nessas florestas naturalmente fragmentadas, além da presença emergente do pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia), é notável a riqueza e composição de espécies arbóreas, particularmente de uvalhas, cambuís, guamirins e canelas. Acompanhando os leitos dos rios, essas florestas são dominadas por espécies típicas adaptadas à saturação hídrica, especialmente o branquilho. Apesar de a maioria dos capões e florestas de galeria estar em estágio secundário de sucessão – em consequência de um histórico de explorações tanto no ciclo da erva-mate quanto da madeira – é marcante a variação na composição e diversidade, mesmo em áreas geograficamente próximas, em decorrência da grande heterogeneidade dos ambientes, grau de interferência antrópica, exposição à inundação, estágio sucessional e zona de contato com outras associações vegetais.

Estudos realizados no Parque Estadual do Guartelá, localizado na porção norte da Escarpa Devoniana, revelaram uma alta diversidade de espécies arbóreas, superior à encontrada em áreas contínuas de Floresta com Araucária e equivalente à registrada na Floresta Atlântica, possivelmente pela influência direta da floresta estacional, caracterizando uma região de transição. O clima, com médias de temperatura mais elevadas, contribui com um processo que estimula a misturas de floras.

Foto: Marta Regina Barroto do Carmo
Foto: Marta Regina Barroto do Carmo

A paisagem florestal, ainda que em mosaico, apresenta importância fundamental na disponibilidade de alimento para a fauna silvestre e na formação de corredores ecológicos, capazes de unir remanescentes para que as espécies, tanto da flora, quanto da fauna, possam se deslocar e garantir fluxo gênico, sucesso reprodutivo, dispersão de sementes e, consequentemente, assegurar a biodiversidade da região. Além disso, a vegetação ao longo dos rios está diretamente relacionada à manutenção da qualidade da água e estabilidade do solo das áreas marginais, funcionando como filtro de escoamento superficial e protegendo os cursos d’ água de adubos e defensivos agrícolas.

Esses fragmentos florestais abrigam espécies arbóreas nativas que constam na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção. Já estão incluídos na categoria “vulnerável” o pinheiro-do Paraná e a imbuia. Na categoria “em perigo” figuram o xaxim-bugio e a canela-sassafrás. Na Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção para o Estado do Paraná, são encontradas na categoria “rara” a peroba e uma espécie de guamirim; na categoria “vulnerável”, aparece a canela-fedida e em perigo de extinção o fruta-de-boi. Esses fragmentos florestais emergem como os últimos repositórios da diversidade original, configurando diversos sítios prioritários para a conservação, além de proporcionar valiosa oportunidade de obtenção de informações científicas sobre a sua composição, estrutura e funcionamento, dados indispensáveis aos programas de recuperação de áreas degradadas.

“Apesar de algumas regiões pontuais dos Campos Gerais ainda preservarem paisagens naturais pouco modificadas (…), a intensificação do uso da paisagem regional tem levado a uma substituição significativa da cobertura vegetal.”

Apesar de algumas regiões pontuais dos Campos Gerais ainda preservarem paisagens naturais pouco modificadas, como consequência de um relevo acidentado que dificulta a expansão de latifúndios, a intensificação do uso da paisagem regional tem levado a uma substituição significativa da cobertura vegetal. Nesse cenário, estima-se que áreas urbanas, de monocultura e florestamentos ocupem 60% de toda região. O plantio de espécies invasoras, como o pinus e o eucalipto, tem alertado as consequências para sua disseminação, como contaminador biológico, favorecendo áreas de baixa funcionalidade ecológica.

Na contramão de inúmeras pesquisas recentes que salientam a importância e contribuição das áreas nativas protegidas para impedir a emissão de carbono à atmosfera, é questionável e lamentável que, num estado onde menos de 10% do seu território preserva parte da sua vegetação, o governo venha propor a redução de uma Unidade de Conservação em região singular, dotada de peculiaridades ambientais e culturais.

É necessário e urgente que a opinião pública denuncie as consequências da perda do patrimônio natural em benefício de uma pequena parcela da sociedade que negligencia essas riquezas naturais em nome de seus próprios interesses econômicos para vantagens imediatistas.

 

 

Leia Também

Ameaça à Escarpa Devoniana: mais que uma falta de bom senso

O que 25 anos de pesquisas sobre a Escarpa Devoniana revelam?

APA da Escarpa Devoniana pode perder 70% de sua área

 

 

  • Marta Regina Barrotto do Carmo

    Burigo Guimarães e Simão Pontes são geólogos, docentes do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Gross...

Leia também

Análises
10 de janeiro de 2017

APA da Escarpa Devoniana pode perder 70% de sua área

Além do prejuízo ambiental, Projeto de Lei que pretende reduzir a unidade de conservação vai fazer despencar os recursos advindos do ICMS Ecológico

Análises
9 de fevereiro de 2017

O que 25 anos de pesquisas sobre a Escarpa Devoniana revelam?

Estudos realizados pelo Ministério do Meio Ambiente apontam os Campos Gerais do Paraná como área prioritária de extrema importância para a conservação

Análises
12 de março de 2017

Ameaça à Escarpa Devoniana: mais que uma falta de bom senso

As iniciativas de turismo já existentes no entorno representam os primeiros passos de exploração econômica capazes de transformar essa região num polo de turismo de natureza tão relevante quanto Gramado, Urubici e Campos do Jordão

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. José Pereira diz:

    Se é tão relevante assim em termos ambientais, por quê APA? APA pode tudo. Ou aí no Paraná elas são mais restritivas?


  2. clovis borges diz:

    A proposta retrógrada e cheia de intenções não explicitadas da Assembléia Legislativa do Paraná, alinhada com Governo do Estado, que busca diminuir em 2/3 a área da APA da Escarpa Devoniana já recebeu o recado da população: é inadmissível que um projeto desse prospere, devendo ser prontamente arquivado. Naturalmente essa não será a atitude dos deputados com agendas de favores compromissados, mas as pressões para dar um fim a esse processo sem nenhum sentido continuarão. Difícil entender como ainda nos dias de hoje uma fração da sociedade não tem qualquer respeito por limites e pela importância do patrimônio Natural – para nosso bem estar, para nossa cultura e para os negócios.


  3. paulo diz:

    Conheci esta região, belíssima. Não podemos permitir este retrocesso.