Notícias

Dilma abre a gaveta e cria mais dois parques nacionais

Parques nacionais da Serra do Gandarela e do Guaricana estavam entre as propostas de criação de UCs paradas no Ministério do Meio Ambiente.

Redação ((o))eco ·
15 de outubro de 2014 · 10 anos atrás
Serra do Gandarela, enfim preservada. Foto: Danilo Siqueira / Divulgação Movimento Águas do Gandarela.
Serra do Gandarela, enfim preservada. Foto: Danilo Siqueira / Divulgação Movimento Águas do Gandarela.

Em menos de 24 horas após criar 3 Reservas Extrativistas, o Governo Federal publicou novos decretos em que instituiu mais 3 unidades de conservação no país: foram criados nesta terça-feira (14) os  Parques Nacionais da Serra do Gandarela (MG) e do Guaricana (PR) e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras (MG). Pelo menos no papel, o Brasil agora possui 319 unidades de conservação federal administradas pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Além das criações, a Reserva Extrativista do Médio Juruá, no Amazonas, teve seu tamanho aumentado em mais de 30 mil hectares.

Todas as 3 novas UCs  criadas, além da ampliada, estavam na lista de propostas de criação de Unidades de Conservação paradas no Ministério do Meio Ambiente.

O recém criado Parque Nacional da Serra do Gandarela (MG), com 31,2 mil hectares, é uma demanda antiga dos movimentos ambientais de Minas, como o Movimento Águas do Gandarela. O projeto para transformar a área em Parque Nacional existe desde 2009. Do outro lado, a Vale queria usá-lo para extração de minério.

O Parque Nacional do Guaricana (PR), com 49,3 mil hectares, protege uma parte importante da Mata Atlântica do Paraná.

Já a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras (MG), com 38,1 mil hectares, protege as áreas de extrativismo utilizadas pela comunidade geraizeira local. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, próximo passo da RDS é acelerar o processo de regularização fundiária das terras em concessão de uso às comunidades tradicionais.

 

Leia Também
Em plena campanha, Dilma cria novas UCs na Amazônia
Criação do Parque Nacional Serra do Gandarela em perigo
Veja as 15 propostas de criação de Unidades de Conservação

 

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.