Análises

Como surgiu a ACADEBio, a academia do Instituto Chico Mendes

Os servidores do novo órgão responsável por gerir as Unidades de Conservação brasileiras queriam uma escola, um sonho que foi realizado.

Silvana Canuto ·
18 de setembro de 2013 · 11 anos atrás

Minha chegada ao ICMBio, em abril de 2007 para assumir o cargo de Diretora de Planejamento e Administração apresentou-me uma realidade diferente de tudo que eu já vivera. Desembarquei em uma instituição recém-criada e cheia de desafios que iam muito além da estruturação administrativa do órgão.

Encontrei um corpo de servidores desnorteado e desamparado. Primeiro de tudo, havia forte rejeição à idéia de retirar as áreas protegidas do IBAMA. Não bastasse isso, também encontrei forte resistência ao nome da nova Autarquia. Parecia-me que o futuro era incerto. Certa, contudo, era a minha convicção de que havia uma missão a ser cumprida e que, para cumpri-la, era imperativo ouvir o que aquele coletivo de servidores tinha a dizer.

Desde logo pus-me a andar por esse Brasil afora com os ouvidos e o coração abertos. Foram muitas conversas, escutas e debates que resultaram em um grande aprendizado. Em cada encontro com os servidores minha principal intenção sempre foi compreender seus anseios, pois só assim poderia lutar para traduzi-los em ações práticas e palpáveis. Fiz isso do único jeito que eu sabia, com toda minha força e paixão.

Foi uma jornada árdua e cansativa, da qual não me arrependo. Obtive um retorno fantástico, aprendi muito com meus interlocutores, ganhei centenas de amigos, alguns críticos construtivos e um grupo de adversários cujo compromisso com a causa ambiental gerou um respeito mútuo.

Em meu périplo pelas nossas 312 unidades de conservação, ouvi as reivindicações do povo do ICMBio. Entre todas elas, entretanto, uma se destacou: havia um desejo forte por capacitação. Os servidores almejavam um espaço para reflexão de todos, onde pudesse haver troca do conhecimento adquirido nas pontas, sessões de treinamento voltado para a prática do manejo, traduzido em uma instituição que compilasse, organizasse, uniformizasse e disseminasse o saber acumulado pela órgão nas disciplinas referentes à gestão da conservação.

 

Floresta Nacional de Ipanema, vista do alto do morro de Ipanema. Crédito: ICMBio
Floresta Nacional de Ipanema, vista do alto do morro de Ipanema. Crédito: ICMBio

 

Ideia veio dos servidores

“a vontade de se estabelecer uma Academia Ambiental já existia quando cheguei ao ICMBio. A idéia não foi minha, foi deles, dos servidores da Casa, dos especialistas em meio ambiente. Como diretora recém-chegada, apenas busquei traduzir aquele sentimento”

Convenci-me que a melhoria da gestão depende fortemente da capacitação e do treinamento continuado, somados à motivação gerada pela necessidade imperiosa de consolidar uma identidade institucional e um sentimento de pertencimento. Assim, chamei a mim a responsabilidade de iniciar o projeto de criação e implantação da ACADEBio. Como pode se ver, a vontade de se estabelecer uma Academia Ambiental já existia quando cheguei ao ICMBio. A idéia não foi minha, foi deles, dos servidores da Casa, dos especialistas em meio ambiente. Como diretora recém-chegada, apenas busquei traduzir aquele sentimento em um espaço físico para receber a política de educação corporativa.

Decidimos, então, com o apoio da Direção colegiada do ICMBio, criar a Academia Nacional da Biodiversidade – ACADEBio. Acabamos por escolher utilizar uma grande instalação abandonada há anos na Floresta Nacional de Ipanema.

Visitei a unidade pela primeira vez em março de 2008. Quando lá cheguei, acompanhada da equipe da Diplan e de representantes de cada diretoria finalistica, já era noite escura. Ao despertar do novo dia fomos brindados com uma manhã fria, que nos revelou não só a beleza bucólica da unidade, mas também, em meio à floresta, dois enormes prédios com aproximadamente 10 mil metros quadrados de uma sólida, porém abandonada construção. Senti um misto de alegria e ansiedade. A Floresta Nacional de Ipanema era um lugar de beleza ímpar, que apresentava os requisitos e equipamentos naturais necessários ao treinamento de práticas voltadas à gestão das Unidades de Conservação. Por outro lado, havia muita sujeira, entulho, goteiras que transformavam o teto em uma peneira… Seríamos capazes de construir ali uma escola capaz de receber e preparar os servidores do ICMBio ?

Nunca vou esquecer os árduos dias e noites que se seguiram, quando nos dedicamos para a implantação daquilo que ainda era um antigo sonho de muitos. Dos planos de sua concepção pedagógica, estratégia de funcionamento, reforma dos prédios abandonados, chegada dos equipamentos das salas de aulas e dos alojamentos, até sua inauguração, foram cerca de quatro meses. Junto à preocupação com a qualidade do ensino, fizemos questão de adotar uma estratégia de reforço do necessário sentimento do pertencimento pelos servidores. Tomamos todos os cuidados para que a ACADEBio fosse por excelência a casa dos analistas ambientais do ICMBio. Buscamos oferecer comida saudável e apetitosa, salão de jogos, espaço de descanso e pequenos detalhes que incluíram a impressão da logomarca do ICMBio até nas toalhas, tapetes e lençóis.

Tudo isso resultou de esforço enorme da equipe da Administração para que num curto espaço de tempo, tudo estivesse pronto: salas de aulas equipadas, laboratório de informática, auditório, alojamento e refeitório, tudo pensado para a segurança e o conforto necessários a uma boa aprendizagem.

 

Clique nas imagens para ampliá-las e ler as legendas.
height=”500
height=”500
height=”500

 

Os resultados

De lá pra cá se foram 4 anos. Nesse período, a maioria dos servidores já passou por um dos mais de 130 cursos e processos de formação especialmente desenvolvidos na ACADEBio

Foram meses de incessante labuta. Precisávamos inaugurar a Escola em setembro de 2009, a tempo da realização do 1º Curso de Formação em Gestão da Biodiversidade, especialmente pensado para a capacitação inicial dos 175 recém-concursados Analistas Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Houve momentos em que achei que não seríamos capazes, mas a força e motivação de todos aqueles envolvidos com o projeto foi decisiva para que alcançássemos o objetivo na data pevista. De lá pra cá se foram 4 anos. Nesse período, a maioria dos servidores já passou por processos de formação especialmente desenvolvidos na ACADEBio. Ao todo, servidores novos e experientes dividiram os bancos escolares, trocando saberes práticos e teóricos em mais de 130 cursos. Aos poucos, de acordo com plano aprovado pela Diretoria Colegiada do ICMBio, todos os servidores se reciclarão com o objetivo de melhorar os conhecimentos e práticas utilizadas no desenvolvimento de seus trabalhos.

A maior parte do ensino é feito pelo próprio corpo funcional do ICMBio que, em razão da temática, detém o conhecimento mais importante para a gestão das Unidades de Conservação. Assim, ao longo desses anos formamos um quadro de instrutores internos, composto de servidores preparados e responsáveis pela capacitação de seus colegas, fortalecendo a cultura institucional nas matérias ministradas.

Mas não é só. Além dos cursos, motivo primeiro de sua criação, a ACADEBio passou a também exercer a função de espaço de realização de eventos institucionais, com destaque para reuniões de planejamento e gestão e oficinas de avaliação do status de conservação de espécies e dos Planos de Ação Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção. Assim, a ACADEBio é hoje um espaço onde o ICMBio se encontra para construir conhecimentos, identidades e cumplicidades voltados para a conservação da biodiversidade brasileira.

Agora, o desafio é continuar com esse projeto, incluindo nas aulas e cursos as OEMAS (Órgãos Estaduais de Meio Ambiente), as polícias, bombeiros e guardas municipais ambientais, as RPPNs e as universidades. A continuidade desse processo levará, no médio prazo, à criação de doutrinas nacionais e de métodos de trabalho uniformes e intercambiáveis pelo Brasil inteiro. Ao fim, o principal beneficiário desse legado será a biodiversidade e, por extensão, a sociedade brasileira que dela desfruta.

Foram mágicos esses momentos que vivi ao lado dos combativos servidores e colaboradores do ICMBio, a quem agradeço a felicidade desses belos anos de minha vida.
Agradeço a Pedro Cunha e Menezes pela ajuda na revisão desse texto.

 

Clique nas imagens para ampliá-las e ler as legendas.
height=”500
height=”500

Leia também
“O passivo fundiário é só a ponta do iceberg”, afirma Vizentin
Segundo corte no orçamento pode levar ICMBio à penúria
Hidrelétricas do Tapajós — Chefes de parque do ICMBio falam dos impactos ambientais

 

 

 

  • Silvana Canuto

    Silvana Canuto foi diretora de Planejamento, Administração e Logística do ICMBio.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Maykon Vieira diz:

    Gostaria de parabenizar essa linda instituição pelo serviço realizado em todo Brasil.
    Precisamos ser fortes para cuidar dessa imensidão de natureza, na qual uma minoria de forma arbitrária e criminosa, despreza objetivando lucro.