Análises

Fogo: tolerância zero

Governo Lula não se preparou para lidar com incêndios. Falta de fiscalização, incentivos à queima e efeito Aldo Rebelo provocaram tragédias no Cerrado e na Amazônia.

Vitória Da Riva Carvalho ·
27 de setembro de 2010 · 14 anos atrás
Queimada no norte de Mato Grosso (foto: Rodrigo Falleiro/IBAMA)
Queimada no norte de Mato Grosso (foto: Rodrigo Falleiro/IBAMA)

O fogo que assola o sul da Amazônia e o Cerrado brasileiros representa o maior desastre ambiental jamais visto neste país. A Amazônia – a  maior floresta tropical contínua contida em um único país –  detem os mais altos índices de biodiversidade do mundo. E o Cerrado, a segunda maior vegetação brasileira, hoje reduzida à 20% e berço das maiores  bacias hidrográficas da América do Sul, está sofrendo o descaso dos governantes e da sociedade brasileira.

Só o estado de Mato Grosso teve um aumento de 840% no índice de queimadas se compararmos os dados de agosto de 2009 com agosto de 2010.

Enquanto isso, a propaganda eleitoral do governo Lula corre solta, pintando o progresso alcançado em seu governo de “cor de rosa” e de grandes feitos. Nenhuma providência de longo prazo e de efetivo alcance é tomada para fazer frente ao desastre do fogo.

As conseqüências que estamos assistindo compreendem o envenenamento por gases tóxicos, comprometendo a saúde de milhares de pessoas, que lotam os postos de saúde;  as mortes causadas por  acidentes com trabalhadores despreparados e patrões irresponsáveis; a paralisação da economia de cidades inteiras, como Marcelândia/MT e o conseqüente gasto governamental para a recuperação destas cidades; a  perda da fertilidade do solo, que mata os microorganismos, responsáveis pela fertilização.

A revolta dos cidadãos de bem que habitam o sul da  região amazônica e o Cerrado é simplesmente ignorada pelo governo deste país.

Alguns fatores explicam este desastre. Os órgãos governamentais continuam emitindo licença para a queimada depois da primeira chuva. Isso deveria ser terminantemente abolido, como o é em alguns estados brasileiros, pois esta atitude gera a idéia de que o fogo é aceito pelas autoridades, quando os governantes deveriam acabar com o uso do fogo e educar a população. Temos também o efeito Aldo Rebelo – o chamado “ruralista comunista” – que deseja criar um clima de lassidão das regras ambientais e de que no final se dará um “jeitinho” para as leis que eles desejam mudar.

Há ainda os que usam o fogo, criminoso ou com “licença” para limpeza de pastagens, de canaviais, assentamentos, derrubada de florestas, além de quintais domésticos. Os incendiários e ruralistas, inimigos dos parques e de áreas protegidas, que aproveitaram o ano eleitoral para descarregar toda a sua raiva contra as unidades de conservação, sejam elas federais, estaduais ou Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), com um simples acender de um fósforo. Para piorar, este tem sido o ano mais seco dos últimos tempos, já previsto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e para o qual o governo não se preparou, impedindo as contratações de brigadas,  por ser um ano eleitoral. Soma-se a tudo isso a ausência de polícia e fiscalização nos municípios; a ausência de brigada florestal. As unidades de Corpo de Bombeiro atendem somente as cidades, isto quando existem no interior do Brasil.

Vitória da Riva Carvalho (foto: Divulgação)
Vitória da Riva Carvalho (foto: Divulgação)

A utilidade das áreas de preservação permanentes (APPs), reservas legais das propriedades, nascentes e principalmente as unidades de conservação que protegem nascentes, rios, cerrados e florestas é simplesmente ignorada. Sem falar da fauna, e cuja existência permite a regularização do clima e outros serviços ambientais para que a produção agropecuária possa existir.

A crise ambiental que vivemos é em última instância, uma crise da educação. Nós falhamos, o governo falhou, a sociedade falhou, a escola falhou.

Nós preconizamos a única solução duradoura e possível, qual seja uma campanha massiva de alfabetização ecológica no rádio e na TV, a única mídia brasileira que alcança todas as camadas sociais. Além da campanha na TV, o aprimoramento de cursos intensivos, com todos os recursos multimídia, além de cartilhas e outras ferramentas pedagógicas envolvendo os sindicatos patronais, sindicato de trabalhadores, empresários do agronegócio, pecuaristas, assentados, donas de casa, além das escolas, pois é sabido que os filhos educam os pais.

Esta campanha de alfabetização ecológica precisa ser estendida para todos os nossos governantes, com exame e testes de aprovação,  pois eles têm o poder de mudança em todos os níveis, alcançando vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais, governadores, senadores, ministros de estado, presidente e vice-presidente da República, extensivos à Policia Federal, Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros florestal em todos os estados do Brasil, especialmente na região amazônica e no Cerrado brasileiros. É necessário promover a preparação de milhares de brigadistas para a emergência do fogo, ter a Polícia Federal atuante no interior do Brasil, em especial na região amazônica; transferir funcionários dos órgãos ambientais dos grandes centros, no conforto de escritórios com ar condicionado, para colaborar com a realidade do interior do Brasil.

Todas as camadas da população devem ser conhecedoras dos malefícios do fogo e de outros problemas ambientais advindos desta prática, a começar pelos donos do poder. Acredito que a crise relacionada ao fogo que vivemos é a maior que já existiu neste país e que vem contribuir para o desmatamento crescente de nossas florestas e de nossas riquezas.

  • Vitória Da Riva Carvalho

    Vitoria Da Riva Carvalho é empresária conservacionista, presidente da Fundação Ecológica Cristalino, administradora da RPPN C...

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.