Reportagens

Rota da poluição

Mapa mostra como a atmosfera ficou poluída no mundo em agosto. Algumas das piores concentrações foram resultado das queimadas na Amazônia.

Redação ((o))eco ·
22 de setembro de 2010 · 14 anos atrás

A NASA, agência espacial americana, divulgou um mapa da qualidade do ar no planeta em agosto. As manchas mais fortes em vermelho mostram as mais altas concentrações de aerossois na atmosfera, medidos pelo sensor Modis, no satélite Terra. Os aerossois são partículas sólidas presentes no ar, que podem vir na fumaça das queimadas, e do transporte de areia e poeira pelos ventos. Dependendo do formato e do tamanho das partículas em suspensão, elas podem ajudar na formação de nuvens de chuva ou inibi-las.

As emissões oriundas de queimadas na região amazônica e o transporte da fumaça para o sul do continente americano foram os maiores responsáveis para os índices ruins de qualidade do ar. Segundo a NASA, a América do Sul, junto com a Rússia, apresentaram as maiores concentrações do planeta no período analisado. Veja uma foto tirada pela NASA do corredor de fumaça formado na América do Sul.

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.