Marc Dourojeanni acaba de publicar um detalhado artigo demonstrando os perigos e as falácias que acompanham os projetos de construção de novas rodovias na Amazônia peruana. No Brasil, esta relação já é bem conhecida. Estudo conduzido por Thomas E. Lovejoy mostram que a fragmentação da floresta amazônica é a principal causa de perda de espécies nativas. Outro trabalho bastante conhecido a respeito são os modelos desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisa Amazônicas em parceria com Daniel Nepstead do Woods Hole Research Center. Usando a BR153, a Belém-Brasília, como exemplo foi possível ver que o desmatamento e o fogo se concentram em uma faixa de 50km ao redor das rodovias na Amazônia.
O mapa interativo abaixo foi feito pelo projeto InfoAmazônia. As fontes dos dados podem ser encontradas clicando se na legenda à direita.
Leia mais
Multiplicação de vias entre Brasil e Peru é desnecessária
Leia também
MPF solicita suspensão das licenças de exploração de potássio, em Autazes
De acordo com o órgão, as obras acontecem em áreas tradicionais ocupadas pelo povo indígena Mura, além de ser um grave risco ambiental →
Caatinga pode ser severamente impactada por mudanças climáticas
Embora tenham evoluído para viver em uma clima seco, espécies do bioma e outros ecossistemas abertos não estão preparadas para as mudanças projetadas →
Tragédia no RS “não será a pior”, alerta coordenador de frente de prefeitos
Participantes do último dia de seminários organizados pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade, realizado na última sexta (10), falaram sobre financiamento à adaptação →