Colunas

Reserva Nor Yauyos, um espetáculo desconhecido e em perigo

No Peru, próximo a Lima, está um tesouro de montanhas escarpadas, nascentes, lagos naturais e vilas que poderiam prosperar com o ecoturismo.

9 de dezembro de 2013 · 10 anos atrás
  • Maria Tereza Jorge Pádua

    Engenheira agrônoma, membro do Conselho da Associação O Eco, membro do Conselho da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Nat...

Se há um país que posso dizer que conheço bem, é o Peru, pois adoro seus inúmeros biomas, cordilheiras, suas fauna e flora nativas, desertos e selvas, e toda sua imensa riqueza cultural, além da magnífica comida. Ou melhor, achava que conhecia, como ficou demonstrado quando vi o que nunca havia visto em nosso planeta, mesmo sofrendo com tonturas a 4.800 metros de altitude. E pertinho de Lima, a la vueltita no más, como dizem os peruanos.

O lugar a que me refiro é uma das nascentes do rio Cañete, que corre sobre um derrame calcário em grande extensão, com cascatas, piscinas naturais e lagos inacreditavelmente translúcidos, rodeados de montanhas quase verticais das quais se penduram inacreditáveis terraços pré-hispânicos.

Trata-se da Reserva Paisagística Nor Yauyos, situada na bacia alta e média do rio Cañete e na bacia do Cocha Pachacayo. Estabelecida em maio de 2001, a área tem cerca de 221 mil hectares, situados em altitudes que variam de 2.500 e 5.700 metros.

Falta apoio local. Embora a Reserva Nor Yauyos esteja rodeada de cidades repletas de infraestrutura turística como Lunahana, na parte baixa, ou Huancayo, na parte alta. Os povoados como Vitis, Laraos, Alis e Huancaya não oferecem infraestrutura adequada, ou sequer comida razoável. É uma viagem mais para aventuras ou trabalho. Porém, vale a pena!

É relativamente perto de Lima, mas o acesso é tão difícil que leva umas oito horas para ver este espetáculo pouco conhecido até por peruanos. As estradas, embora asfaltadas, são estreitas e em região de grandes precipícios, vales e furnas apertados.

A viagem pode ser feita, como no nosso caso, utilizando a densamente transitada Rodovia Central (que atinge 4.830 metros de altura) até La Oroya e Huancayo e, a partir daí, subindo outra vez a cordilheira, passando por extensas punas e logo descendo ao lado de nevados e pequenas lagoas até os estreitos vales dos afluentes formadores do rio Cañete. Neste setor, tem-se a contínua impressão de que a rodovia termina em uma parede, mas, sempre há uma passagem apenas para a torrente e a estradinha. Passa-se por cidadezinhas, bonitas e bem cuidadas, incrustradas entre paredes verticais, ou se chega a outras em locais mais abertos onde existem milhares de hectares de terraços (andenes) construídos pela milenar cultura Yauyos, famosa por ter resistido bravamente às tropas incaicas. A rota pode ser feita também a partir da Estrada Pan-americana, subindo a partir de Cañete e Lunahuaná. Em ambos os casos a visita pede mais de um dia. Assim é mister apetrechos e provisões, pois, como dito, as facilidades atuais na própria reserva são exíguas.

São muitos os destaques, que incluem cavernas e cachoeiras, ou sítios arqueológicos e pinturas rupestres. Mas, o ponto mais espetacular do percurso é o vale do Huancaya, onde está a cidadezinha do mesmo nome. Este lugar é, em certa medida, uma réplica andina do famoso sítio mundial e Parque Natural de Pamukkale, na Turquia. O substrato calcário não somente gera uma água límpida e de cores extraordinárias, mas forma uma sequência de prateleiras ou terraços sobre os quais a água corre. Lagoas multicores complementam o cenário que pode ser recorrido por uma trilha ou desde o ponto alto da estrada por alguns quilômetros. Uma ponte colonial complementa o conjunto.

De outra parte, a Reserva Nor Yauyos pode ajudar a vencer um dos grandes desafios atuais para a conservação da “puna“, antes de sua completa destruição. A atividade econômica mais comum das comunidades locais é a pecuária bovina e ovina, que, por falta de manejo, compacta os solos e destrói a sua vegetação. Nas partes mais baixas, o gado vacuno destrói os magníficos “andenes” (terraços) pré e incaicos. A erosão provocada nos terraços pelo gado é visível e não deixa dúvidas: é preciso tirá-lo de lá.

O maior problema é convencer as comunidades locais que a melhor solução para a garantia da conservação da puna é a simples substituição da criação de gado pela de lhamas e alpacas e pelo manejo da vicunha. Estes são animais nativos, muito mais adaptados às condições locais e muito mais rentáveis no futuro. O desafio é criar os incentivos necessários para mudar o modo de vida e a tradição das comunidades locais já acostumadas com o gado bovino e ovino.

O projeto Adaptação em Ecossistemas de Montanha, que uniu o governo peruano, o UNDP, o PNUMA e a UICN, está estudando e monitorando a situação da região no contexto das mudanças climáticas. O projeto gera propostas que poderiam aliviar os impactos esperados se as coisas seguirem o rumo atual.

É óbvio que mostrar de maneira adequada este tesouro único através do turismo é uma excelente alternativa, embora difícil devido a falta de estrutura para isso. Entre suas atrações, a região oferece toda classe de oportunidades para ecoturistas, de trekking, a montanhismo, pesca esportiva, kayaking e rafting, ciclismo e espeleologia.

Minha esperança é a mesma que a dos técnicos envolvidos nos projetos de desenvolvimento sem destruição: que chegue logo o dia em que as comunidades locais, com apoio efetivo do governo, aceitem mudanças no seu estilo de vida que lhes garanta um futuro melhor, mais próspero e com conservação.

 

 

Leia também
Inventário levanta mais de 300 espécies em Parque no Peru
Floresta de Zárate, conservação pela mão de 150 camponeses
Livro de Maria Tereza Jorge Pádua e Marc Dourojeanni reúne 10 anos de publicações em ((o))eco

 

 

 

Leia também

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Reportagens
15 de abril de 2024

Destruição do Cerrado emperra mega corredor da onça-pintada

É inadiável ampliar unidades de conservação e melhor alocar a vegetação legalmente protegida para salvar espécies nativas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. dnho sprenger diz:

    Cara Maria, colega Eng Agronoma, estive na Reserva em fevereiro de 2020, em dinho sprenger no youtube vc pode recordar o local, cruzamos a reserva da pe22 até a pe24 e é bem o que vc relata. região espetacular.