Colunas

Porque vou votar em Marina Silva

Uma boa votação para ex-ministra mostra sobretudo quantos brasileiros querem preservar o Meio Ambiente do nosso país.

9 de setembro de 2010 · 14 anos atrás

Marina Silva. Mar e selva, o nome já anuncia um estado de comunhão com a natureza. Para mim é isso o que importa. Se é mulher, amazônida, morena, evangélica tudo é secundário. Não escolho meus candidatos pelo sexo, cor, religião ou pelo critério da localidade onde nasceram. Os seleciono pelas idéias, ou melhor, pela vontade demonstrada e provada de implementar aquilo em que proclamam acreditar.

Não afirmo que José Serra (que aliás também tem a natureza no nome) ou Dilma Roussef sejam maus candidatos. Muito pelo contrário, acredito que ambos, caso eleitos, têm atributos para serem bons presidentes, dignos do meu aplauso e do meu apoio. O tucano (olha a natureza aí de novo) foi bom Ministro da Saúde e fez um governo aplaudido em São Paulo. A candidata do PT, por sua vez, provou grande capacidade de execução à frente do Ministério das Minas e Energia e talento para articulação, durante o segundo mandato de Lula. Nos últimos anos teve a árdua tarefa de chefiar a Casa Civil. Muita gente não sabe muito bem o que é isso. Para simplificar, a Chefe da Casa Civil é a pessoa responsável por buscar o consenso entre os ministérios. Não é tarefa simples já que muitas vezes ministérios como, apenas por hipótese, Fazenda e Saúde vêm o mesmo fato sob ângulos muito diversos, ou até antagônicos.

“Cada voto depositado para Marina é um recado enviado ao novo Presidente de que o Povo brasileiro quer sim mais espaço para o meio ambiente nas políticas públicas da União.”

Também entendo que a política no Brasil extrapola em muito a questão ambiental. Para governantes que não têm vivência nem traquejo em assuntos da natureza, deve ser muito difícil priorizar o meio ambiente neste nosso país que vive sob uma enorme pressão social por saúde, emprego, educação, segurança pública, infra-estrutura e moradia. No regime democrático em que vivemos, não creio que governante algum conseguirá dar espaço à agenda ambiental que extrapole o percentual de votos sufragados para os candidatos que a defendem.

Nesse contexto, cada voto depositado para Marina é um recado enviado ao novo Presidente de que o Povo brasileiro quer sim mais espaço para o meio ambiente nas políticas públicas da União. Por isso mesmo, me entristece muito ouvir de alguns setores ambientalistas críticas a candidatura de Marina Silva. Sei que somos divididos. Há aqueles entre nós que são conservacionistas, há os preservacionistas e há também os socioambientalistas para citar apenas três grandes correntes. Discordamos em muitos aspectos, mas estamos em consenso na avassaladora maioria dos temas.

Não apoiar a candidatura de Marina baseado em alguma discordância técnica é dar um tiro no pé, pois um voto nela pode até não elegê- la mas fortalece a corrente ambientalista e sinaliza para o futuro ou futura presidente que seu Ministério do Meio Ambiente tem que ser forte e politicamente relevante. Cria terreno fértil para a indicação de um Ministro verdadeiraente focado com a questão ambiental e preparado para melhorar a gestão da natureza no Brasil.

Não votar em Marina porque ela deixou o PT ou porque ela é socioambientalista não me parece uma atitude sensata. Já votei no PSDB, no PDT, no PV e muitas vezes no PT, mas sempre acreditei que o voto é consequência de uma atitude pensada e ponderada à luz dos objetivos que se quer alcançar em termos de políticas públicas e também como resultado da análise das práticas adotadas pelos candidatos quando exerceram algum cargo no Executivo ou no Legislativo.

Nesse sentido, Marina, Sarney Filho, Gabeira, Minc, Fábio Feldman e Sirkis entre outros são frequentemente candidatos que aplaudo por que defendem, dentro do jogo democrático, ideais que não destoam daqueles em que acredito. Política não é futebol. No futebol tenho meu time e defendo intransigentemente suas cores, mesmo na Terceira Divisão. A política, por outro lado, não deve ser vista com olhar apaixonado, mas sim à luz de resultados possíveis em uma sociedade plural e nem sempre capaz de atingir unanimidades. Nesse sentido, uma boa votação para Marina Silva não significa apenas votos para a ex-Ministra, mas sobretudo mostra quantos brasileiros querem preservar o Meio Ambiente do nosso país.

Nota do editor: Este artigo não representa posição editorial de ((o))eco com relação à atual disputa eleitoral. As opiniões aqui expressadas são de responsabilidade do autor.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.