Colunas

As cores da nova estação no Canadá

Ciclo das estações dá novas cores às árvores do Hemisfério Norte. População chega a migrar para apreciar o amarelo dos pinheiros, antes do cálido Inverno que desponta no horizonte.

2 de outubro de 2008 · 15 anos atrás
  • Helena Artmann

    Montanhista e balonista há mais de 16 anos, tendo feito mais de 15 expedições para alta montanha. É formada em Comunicação So...

Foto: Helena Artmann
Foto: Helena Artmann

O meu quarto verão no Canadá já se foi e entramos na estação que é uma das minhas favoritas: o Outono. Aprendo, aqui, a seguir o ritmo e o rumo da natureza, a contemplar e apreciar coisas que não existiam no Brasil de duas estações (ou até mesmo de uma só!) e percebo, depois de um ano inteirinho, como este curto espaço de tempo é suficiente para me fazer esquecer do que a natureza oferece em seu interminável ciclo.

Fui caminhar no domingo, como fiz quase todos os finais de semana da Primavera e do Verão, que sei são curtíssimos para tanta montanha a trilhar. Escolhi uma trilha que, apesar de estar lá o ano inteiro, é extremamente freqüentada apenas nesta época do ano: Larch Valley. O nome se refere ao tipo de pinheiro que inunda a região, o larch. Pinheiro único este, já que suas folhas espinhosas tornam-se amarelas no Outono para caírem antes mesmo do Inverno chegar. Este processo é rápido: dura pouquíssimas semanas por ano e deixa o vale pincelado de amarelo. É tão bonito que tem gente que vai lá todo santo ano só para ver os larchs amarelando…

Aqui, na região das Rochosas Canadenses, não temos a maple, árvore-símbolo do Canadá, que fica vermelha no Outono e dizem que é de tirar o fôlego! O lugar para vê-los é New Brunswick, uma das províncias do leste. A região está no calendário para, quem sabe, um dia. Enquanto isso, vou me contentando com a profusão de amarelos que temos aqui. É incrível. Fica ainda mais espetacular no contraste com a rocha e o verde dos pinheiros que assim permanecem o ano inteiro e, por isso, são chamados de perenes. Mas o vermelho aparece em pequenas folhas de arbustos.

Foto: Helena Artmann
Foto: Helena Artmann

O Outono traz, com suas cores, a lembrança de que o Verão acabou e que o longo Inverno está para começar. Para muitos canadenses, essa simples recordação já desanima e entristece. Para outros, como eu, a lembrança do Inverno é recheada de diversão e de paisagens estonteantes, onde o frio não é a primeira coisa que vem à mente. A receita de um Inverno feliz, para mim, é torná-lo divertido: passe um dia nas montanhas, esquiando ou apenas caminhando e você entenderá o que quero dizer. Aliás, esta é a minha receita para uma vida feliz!

Além da temperatura e das paisagens, outra coisa muda drasticamente: as horas de luz. Passamos de 18 horas no Verão para apenas 8 no Inverno! É uma diferença tão brutal que passei minha primeira estação fria deprimida boa parte do tempo. Aos poucos, fui descobrindo brasileiros que usavam luzes especiais por um curto período do dia para suprir esta carência. Vitamina D, ao invés de absorvida na praia ou ao ar livre, é engolida diariamente em forma de comprimido, nos meses que têm R no nome.

E assim vou vivendo nestas latitudes do Norte, em um constante vai-e-vem onde aprendemos a aproveitar cada minuto de cada estação, pois sabemos que teremos de esperar um ciclo inteiro se completar para tê-la de novo. A hora é agora. E isso é tão mais fácil de entender quando temos um empurrãozinho da natureza…

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.