Colunas

Lixo plástico no lugar da madeira

Gostaria de ajudar a combater o desmatamento na Floresta Amazônica mas ainda não sabe o que fazer? A madeira plástica é opção viável e ainda ajuda a reciclar o nosso próprio lixo.

29 de julho de 2008 · 16 anos atrás

Se você mora no Rio de Janeiro ou em São Paulo e gostaria de ajudar a combater o desmatamento na Floresta Amazônica mas não sabe o que fazer porque mora longe, a idéia dessa coluna é justamente lhe trazer uma opção: incentivar a produção de madeira plástica usando o nosso próprio lixo plástico.

Mas o que vem a ser madeira plástica?

A madeira plástica é um produto que apresenta propriedades semelhantes às da madeira natural. Ela é fabricada com conteúdo de plástico (de preferência reciclado) de pelo menos 50% em massa e possui dimensões típicas dos produtos de madeira natural industrializada. Isso quer dizer que ela pode ser utilizada para fazer tábuas, perfis, ripas e praticamente qualquer forma que se encontre por aí em madeira natural.

Além disso, oferece diversas vantagens em relação à madeira natural. Ela apresenta, por exemplo, maior durabilidade e não requer o uso de pesticidas; é fácil de limpar com água e sabão, é moldável e impermeável e pode ser furada, aparafusada e serrada. Ela pode ser feita a partir de diversos tipos de plástico e levar na composição cargas minerais e fibras naturais ou de vidro para aumentar a sua resistência e estabilidade, dependendo do que se queira atingir.

Nos Estados Unidos, o uso de resíduos plásticos como matéria-prima para a fabricação de mesas de piquenique, bancos de jardim, tampas de lixo, cercas, mourões e outras aplicações destinadas a ficar ao ar livre cresce vertiginosamente a cada ano. No Brasil, embora incipiente, esse mercado de reciclagem de plástico aparenta ser promissor, impulsionado pelo momento favorável que as questões ambientais desfrutam.

Em São Paulo, a recicladora Wisewood acaba de acionar suas máquinas para a produção de cruzetas de poste elétrico (aquelas madeirinhas sobre as quais os fios e cabos se apóiam), pallets e dormentes de ferrovia, usando como matéria prima a madeira plástica.

O presidente da empresa, Vladimir Kudrjawzew, engenheiro formado no ITA, conta que o grande diferencial do seu negócio está no desenvolvimento tecnológico do seu processo produtivo e na composição do material para garantir a qualidade dos seus produtos. Para isso, a Wisewood selou uma parceria com a professora Élen Vasques Pacheco, do Instituto de Macromoléculas da UFRJ, na busca da maior variedade possível de misturas de materiais recicláveis que possam ser comprados num raio de, no máximo, 100km da fábrica e que, ao mesmo tempo, atendam às exigências dos seus produtos.

Vladimir reforça que embora os resíduos de pós-consumo industrial (como aparas e peças deformadas) sejam, na maioria das vezes, mais baratos que os materiais recicláveis vendidos pelas cooperativas, a recicladora garante o mínimo de 50% de sua compra para cooperativas. Com isso, a empresa contribui para garantir o emprego e a renda da população que encontrou no lixo uma oportunidade de trabalho.

Então, que tal fazer parte desse movimento e ajudar a preservar a nossa floresta e, ao mesmo tempo contribuir para destinação adequada do nosso lixo?

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.