Colunas

Natal com El Niño

El Niño está de volta. Batizado em homenagem ao menino Jesus por ocorrer em época de Natal, é um fenômeno bem conhecido, mas poucos entendem como ele ocorre

23 de dezembro de 2004 · 19 anos atrás
  • Frederico Brandini

    Oceanógrafo e líder Avina que participou de várias expedições do Programa Antártico Brasileiro. Trabalhou como Professor do C...

O El Niño é um tema apropriado para se falar na época do Natal. Primeiro, porque o fenômeno, quando ocorre a cada 3,7 anos, é detectado na costa do Peru e Equador sempre próximo ao Natal. Daí o nome El Niño, batizado por pescadores sul-americanos, que significa “menino Jesus”. Segundo, porque este será um Natal de El Niño. Cientistas da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration, dos Estados Unidos) vêm anunciando a sua chegada no Oceano Pacífico desde agosto deste ano, com medidas de temperatura da superfície do mar pouco acima da média.

O El Niño foi inúmeras vezes denunciado pela mídia nacional como o grande vilão dos problemas meteorológicos aqui no Brasil. Dizem que as secas no Nordeste, as cheias no Sul, os desabamentos devido ao excesso de chuvas no Rio de Janeiro, o calor anormal no inverno e o frio traiçoeiro no verão, estão todos associados ao El Niño. Está claro que ele, ou a mesma coisa que o provoca, afeta a economia do país e a vida de muitos brasileiros. Mas a verdade é que poucos sabem ao certo do que se trata. Conhecem as consequências mas não têm a mínima ideia da causa. Como a conversa entre meu colega de universidade Paulo Lana e o chofer de táxi em Curitiba, durante um dos rigorosos invernos paranaenses. Ele disse “Calorzinho, né moço?! Em pleno inverno”, e o taxista respondeu convicto pelo espelho retrovisor do Gol, após alguns segundos de reflexão: “É essa porra do El Niño!”.

O El Niño é uma mudança repentina no padrão de interação do oceano com a circulação atmosférica sobre o Oceano Pacífico. Reconheço que é um pouco complicado. É um fenômeno de escala global, a ponto de alterar o regime meteorológico em várias partes do mundo. Se você ainda não se convenceu que o que ocorre no Oceano Pacífico, tão longe daqui, tem alguma coisa a ver com o clima no Brasil, faça o seguinte: pegue um globo, desses de plástico usados nas aulas de geografia, e observe-o pelo lado do Oceano Pacífico. Praticamente só se vê água na superfície terrestre. Agora lembre-se que a Terra gira, e que por isso o mar e a atmosfera circulam de acordo com padrões mais ou menos definidos na escala global. Acredite, apesar da Teoria do Caos, o padrão em escala global persiste. Isso demonstra a magnitude geográfica e, consequentemente, a importância do Oceano Pacífico para o clima terrestre.

A ocorrência do El Niño próximo ao Natal coincide com a queda abrupta na produção pesqueira da região, com consequências desastrosas para a socioeconomia da costa oeste sul-americana. Por que isso acontece ninguém sabe. Também nunca entendi por que eles associaram o nascimento de Jesus a um fenômeno que os prejudica tanto, e a todo o planeta. Só porque ocorrem na mesma época? O nome pegou tanto no meio acadêmico e, posteriormente, na mídia internacional, que me parece um sacrilégio. E agora é literalmente castigo dos céus já que, em nível global, as piores consequências são meteorológicas.

Para compreender melhor o fenômeno do El Niño e porque ele afeta o nosso clima e o de várias áreas do planeta, é preciso entender como é o padrão geral de distribuição da temperatura e a célula climática no Oceano Pacífico equatorial, isto é, na altura da linha do Equador. Tem tudo a ver com temperatura na superfície do mar, pressão atmosférica, ventos ao nível do mar, ventos na troposfera (“jet streams”) e rotação da Terra. Esses são os elementos necessários para se compreender o intrincado mecanismo de interação oceano-atmosfera que quando alterado afeta o clima local em várias partes do globo.

Vamos tentar colocar todos esses fatores naturais em ordem sequencial. Tudo começa com o aquecimento solar. A região tropical se aquece mais e o ar aquecido se eleva, sendo substituído por massas de ar de latitudes subtropicais, do Norte para o sul no Hemisfério Norte e do Sul para o norte no Hemisfério Sul. Como a Terra gira, esse deslocamento de ar é predominantemente para a esquerda no Hemisfério Sul e direita no Hemisfério Norte. O resultado é que ao longo da linha do Equador forma-se um corredor de ventos na direção oeste. São os famosos Alísios, os mesmos que permitiram aos espanhóis colonizarem as Filipinas e Colombo descobrir a América.

Os Alísios transportam águas quentes superficiais para a porção ocidental do Pacífico, fazendo com que o nível do mar na Indonésia seja aproximadamente 0,5 metro mais alto do que no Equador e Peru, onde as águas costeiras são frias e férteis devido à ressurgência de águas profundas. Quando o El Niño não ocorre, a pesca na costa oeste sul-americana é 10 vezes mais produtiva do que aqui na costa leste. O mesmo acontece no Atlântico tropical e subtropical, mas em escala muito maior.

Portanto, em condições normais, quando não ocorre o El Niño, a água do mar é mais fria do lado oriental (à “direita”) do Oceano Pacífico, e mais quente do lado “ocidental” (à “esquerda”), ao norte da Nova Guiné, Indonésia e Polinésia.

Felizmente o El Niño deste ano, segundo os cientistas da NOAA, será de baixa intensidade. Só se for para eles, porque aqui eu ainda estou dormindo de cobertor em pleno verão subtropical. É óbvio que não me atrevo a fazer previsões pessimistas. Mas tenho pena do turismo e dos turistas do próximo verão.

As opiniões e informações publicadas nas seções de colunas e análises são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente representam a opinião do site ((o))eco. Buscamos nestes espaços garantir um debate diverso e frutífero sobre conservação ambiental.

Leia também

Colunas
15 de outubro de 2004

Problema antecipado

Cientistas ingleses tinham previsto a formação de furacões no Atlântico Sul a partir de 2070, mas o Brasil presenciou um este ano. Um sintoma do efeito estufa

Colunas
26 de outubro de 2004

Exploração do mar pode ser responsável

Das fazendas marinhas aos obstáculos artificiais para redes de pesca, há bons recursos para a exploração do mar que o Brasil, quando usa, usa errado

Colunas
3 de dezembro de 2004

Pescadores pedem socorro

Ao contrário dos índios, os pescadores artesanais são ignorados pelas políticas de desenvolvimento social. Uma boa solução é incentivá-los a deixar de pescar

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.