Colunas

Meça sua culpa

Você sabe quantos planetas são suficientes para suportá-lo? Faça um teste que mostra o quanto nossos hábitos e padrões de consumo causam impacto sobre a Terra.

25 de novembro de 2005 · 18 anos atrás

No MyFootPrint, há um teste rápido, com perguntas que questionam nossos hábitos e padrões de consumo. A resposta – dada no número de planetas que seriam necessários caso toda a população tivesse os mesmos hábitos que você – surpreende. O teste faz parte de uma campanha da Earth Day Network e da Redefining Progress, duas organizações que promovem a idéia de um mundo sustentável.

O questionário é amplo, ora vago, ora preciso. Pergunta quantas horas por ano você anda de avião, pergunta se você tem energia elétrica em casa, te obriga a calcular (no meu caso chutar) a quantidade de combustível que seu carro consome, quantas vezes por semana você anda de bicicleta, se come carne ou se é vegetariano. Para o bem ou para o mal, o myfootprint (pegadas, em inglês), faz você “refletir” sobre sua passagem por este planeta.

Eu por exemplo, descobri que se o mundo produzisse o lixo que eu produzo e comesse a quantidade de carne que eu como, precisaríamos de 4 planetas terra para sobreviver.

Na primeira vez em que respondi as perguntas, fui honesta. Confessei meus pecados e crimes ambientais. Sinto muito. Não ando de bicicleta e raramente uso transporte coletivo. Não moro em Londres nem em Paquetá. Vivo na cidade do Rio de Janeiro e só isso já me faz perder pontos no teste. Tenho certeza. Habitante do Rio já deve começar o teste com planetas de sobra.

Na segunda vez, resolvi bancar a vegetariana, dizer que só uso bicicleta e transportes públicos, que não tenho luz em casa, enfim, fiz uma versão “pouca culpa” só para checar quantos planetas seriam necessários se todos fossemos “conscientes”.

Para atingir o resultado de apenas um planeta terra para abrigar uma população de Silvias fictícias, que seria o equivalente à nota dez numa outra prova qualquer, tive que dizer que moro sozinha, num espaço de 30 metros quadrados, de “arquitetura bioclimática e amiga do ambiente”. Também fui obrigada a dizer que não ando de carro, não como carne e nem alimentos industrializados. Enfim, para caber numa Terra apenas, fui obrigada a me transformar numa espécie de índio metropolitano.

Leia também

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Reportagens
15 de abril de 2024

Destruição do Cerrado emperra mega corredor da onça-pintada

É inadiável ampliar unidades de conservação e melhor alocar a vegetação legalmente protegida para salvar espécies nativas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.