Colunas

Bat gueixas

Pesquisas revelam que fêmeas de uma mesma família de morcegos se relacionam com um único macho. Talvez o super-herói Batman não seja um homem-morcego por acaso.

29 de setembro de 2005 · 19 anos atrás

Pesquisadores da Universidade de Bristol e Queen Mary, em Londres, descobriram que as fêmeas da espécie morcego de ferradura grande têm um hábito reprodutivo exótico: elas compartilham seus machos com suas mães e até com suas avós. O estudo, na íntegra, foi publicado na revista Nature, no último dia 15. Segundo o pesquisador Stephen Rossiter, as fêmeas vivem boa parte do tempo segregadas dos machos. Na época do acasalamento, no entanto, a forma de aproximação entre morcegos de ferradura grande é muito peculiar.

O fato de as fêmeas de uma mesma família se relacionarem com um único macho sugere que a espécie tem uma organização peculiar em suas colônias, provavelmente voltada para a proteção da família. Além de compartilharem o mesmo macho, elas são fiéis a ele, não copulam com outros morcegos. A maior parte das fêmeas do grupo (77,7%), que procriaram todos os anos mais de três vezes seguidas, era fiel. As demais dividiram seus parceiros com a família: mães, avós e irmãs.

O interessante é que os pesquisadores, que nem mesmo têm a certeza de que este comportamento qualificado como exótico possa estar diretamente relacionado a uma manobra genética ou afetando a vida da espécie, afirmam que a partir de agora vão buscar mecanismos para contornar o “problema” que os morcegos desenvolveram. Eles temem que os cruzamentos intra-familiares afetem a variabilidade genética da espécie.

Mas quem inventou problema não foram os morcegos. Talvez eles estejam tentando encontrar uma solução. “Para a nossa surpresa, descobrimos que diversas linhagens de morcegos de fêmeas com grau de parentesco tinham origem genética de um mesmo macho”, afirmam os pesquisadores. Eles acharam que estavam diante de uma exceção. Mas, depois de 11 anos de estudo, perceberam que o hábito faz mesmo parte do comportamento da espécie, que parece estar perigando entrar em extinção por vários motivos, que vão dos avanços na agricultura ao turismo nas cavernas. A sacanagem em família, pelo que percebi, só pode contribuir para a exaustão dos machos.

Os bichos são tipicamente europeus. Habitam cidades, povoações, zonas industriais, grutas não exploradas pelo turismo, minas e passagens subterrâneas. Trata-se da maior espécie européia pertencente a este gênero. A sua dieta é essencialmente constituída por grandes insetos, especialmente borboletas noturnas e escaravelhos. É conhecido como grande ferradura de cavalo e mede até 10 centímetros. Como todo e qualquer morcego, é horroroso.

No site do Projeto Morcego Livre, ONG ambiental que tem por objetivo principal a preservação, defesa e desmistificação de morcegos, eles explicam a organização social dos morcegos de diversas espécies. A grande maioria baseia-se na presença de um macho dominante em relação a um grupo de fêmeas. A monogamia ocorre em poucas espécies. Sendo assim, os morcegos de ferradura grande não parecem estar tão distantes de seus semelhantes. São morcegos “de família”.

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.