Colunas

O torpedo “tatcheriano” contra o meio ambiente

Dilma Rousseff acha que o mal do Brasil está nos órgãos ambientais. Acusa-os de impedir o desenvolvimento. Parece Margaret Tatcher. Violenta no tom do discurso, simplista nos argumentos.

13 de agosto de 2004 · 20 anos atrás
  • Maria Tereza Jorge Pádua

    Engenheira agrônoma, membro do Conselho da Associação O Eco, membro do Conselho da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Nat...

A Ministra de Minas e Energia concentra, de uma forma simplista e furibunda, seu ataque aos órgãos ambientais pelo não licenciamento de 24 novas hidroelétricas, ameaçando o país com um apagão no ano 2010. Seu comportamento lembra o da violenta primeira-ministra da Inglaterra que “apagou” a Argentina com um só torpedo lançado por seu mais moderno submarino nuclear contra um vetusto navio argentino. Seu comportamento é simplista porque desconsidera outras formas de energia, até disponíveis e perdulárias como o gás que vem da Bolívia, sem termoelétricas em número suficiente para o seu aproveitamento; simplista porque esqueceu as alternativas de poupança e racionalização do uso da energia e, também, da expansão de usos de energias alternativas, além do gás, como a eólica, por exemplo. Simplista porque o meio ambiente nem sequer é o principal obstáculo para o investimento privado em energia no Brasil, como com ponderação foi lembrado até pelos empresários envolvidos. E seu simplismo é um torpedo maligno contra o meio ambiente e os recursos naturais do Brasil e, especialmente, contra a sociedade rural, primeira vítima das barragens feitas sem cuidado ambiental ou social.

A verdade é que os estudos de impacto ambiental (EIAs/RIMAs) são em geral tão mal elaborados, que seria simplesmente impossível ou irresponsável para o IBAMA aprová-los. Feitos por mercenários, têm centenas de páginas com conteúdo superficial ou plagiado de estudos prévios, cheios de descrições vazias e erros crassos; não definem os problemas ambientais e sociais e, claro, não apontam propostas concretas para resolvê-los. Esta é a verdade sobre a imensa maioria dos EIAs/RIMAs, que devem ser digeridos pelos órgãos ambientais, com pouco pessoal, mal pago, em prazos breves… e eles o fazem. As observações são encaminhadas aos interessados que, a cada observação, repetem o já feito… respostas superficiais, sem base científica. A cada questionamento feito, aumentam as pressões políticas, argumentam razões de Estado, procuram comprar funcionários. Fazem de tudo, menos ser sérios no que concerne a fazer um bom estudo, que, claro, é um pouco mais caro. E o tempo passa… Vão aos meios de difusão, vão à televisão e agora conseguem convencer ministros e até o próprio Presidente da República que todos os males que impedem o desenvolvimento do país são culpa do setor ambiental.

Se os estudos dos impactos ambientais fossem feitos pelos empreendedores com a responsabilidade de quem vai usar um recurso que é de todos, o processo poderia ser mais rápido. Também é verdade que o IBAMA, por exemplo, perdeu uma enxurrada de seus técnicos que trabalhavam com o licenciamento, através de contratos com o PNUD e foram demitidos, quando, concomitantemente, se abriu concurso público para a instituição. A ministra atacante deveria usar sua influência para equipar melhor o Ibama e os organismos ambientais, ao contrário de pretender afundá-los. O mirrado Ministério do Meio Ambiente não se defende muito bem e nem ataca quem deve ser atacado, no caso, os próprios empreendedores, que não se conformam com as negativas e os pedidos de esclarecimentos e complementações.

Algumas empresas defendem, há décadas, aproveitamentos sabidamente insustentáveis sob o ponto de vista ambiental, como é o caso da hidrelétrica do Tijuco Alto, no vale do Ribeira em São Paulo, proposta pela Companhia Brasileira de Alumínio, que teve concessão do DNAEE em fins da década de 80 e licença ambiental prévia concedida em 1994 pela Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo e pelo Instituto Ambiental do Paraná. Graças à interferência do Ministério Público, que apresentou um contundente relatório técnico de 32 páginas, e aos procedimentos seguintes, o IBAMA indeferiu a construção em 2003, com base na fragilidade do EIA/RIMA frente aos indiscutíveis e graves impactos ambientais e sociais da obra. O rio Ribeira é o único sem barramentos no estado de São Paulo e tem sua foz no complexo estuarino Iguape Cananéia, que é considerada uma das 5 regiões lagunares mais ricas em biodiversidade do planeta, pela União Mundial de Conservação da Natureza. Os impactos ambientais desta barragem são múltiplos e gravíssimos. Sobressaem a contaminação por chumbo do sistema hídrico, devido a depósitos de galena no fundo do reservatório e à exploração deste minério. Fato este que será agravado pelas descargas de fundo da barragem e pelo controle de vazão à jusante, em rio que historicamente já apresenta cheias com graves conseqüências sobre as comunidades locais. Soma-se a isso as estradas que propiciariam erosões, as alterações nas formações cársticas com afundamentos, a interferência na fauna aquática, sem falar nas populações, que seriam diretamente atingidas, dentre elas grupos de quilombolas. Os estudos apresentados pela empresa esqueceram de mencionar ou simplesmente desconsideraram a gravidade destes fatos, dentre muitos outros, e em nenhum momento apresentaram soluções ou alternativas cabíveis. Mas mantiveram a pressão política.

O caso do Tijuco Alto é apenas um dentre muitos outros semelhantes. O setor ambiental não se opõe ao desenvolvimento, nem à geração de energia hidroelétrica. Apenas cumpre sua função de evitar danos ambientais e sociais maiores e que, a médio e longo prazo, podem significar mais benefício econômico para o Brasil que as relativamente efêmeras barragens. O que são 40 ou 50 anos de vida útil de uma barragem, comparados com espécies que dão beneficio sustentável ao país há séculos e que, se não são destruídas, lhe serviriam por milênios? De outra parte, será que a ministra do PT nunca escutou, no Eixo Monumental, os gritos desaforados das muito justas manifestações do Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB)?

Calma, Senhora Ministra de Minas e Energia, o meio ambiente não é uma barreira a se vencer, e nem tampouco um navio a se afundar. É um bem para todos e deve ser respeitado e tratado com dignidade.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Em reabertura de conselho indigenista, Lula assina homologação de duas terras indígenas

Foram oficializadas as TIs Aldeia Velha (BA) e Cacique Fontoura (MT); representantes indígenas criticam falta de outras 4 terras prontas para homologação, e Lula prega cautela

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.