Fotografia

Sol Multicolor

27 de fevereiro de 2014 · 10 anos atrás
Em 24 de fevereiro de 2014, o Sol emitiu uma erupção solar que foi fotografada em diferentes espectros de luz. O resultado é esta bela imagem. Foto: NASA/SDO.

Erupções solares são explosões na superfície do Sol causadas por mudanças repentinas no seu campo magnético. Em 24 de fevereiro de 2014, um destes eventos foi capturado em imagens pelo Observatório de Dinâmica Solar (Solar Dynamics Observatory ou SDO) da NASA, que mantém uma vigilância constante sobre o Sol. Estas imagens do SDO mostram os primeiros momentos dessa erupção (o ponto brilhante que aparece no membro esquerdo do sol) em diferentes comprimentos de onda da luz. Material solar quente pode ser visto pairando sobre a região ativa na atmosfera do Sol, a corona. Embora a radiação nociva não possa atravessar a atmosfera da Terra para afetar fisicamente os seres humanos, quando intenso o suficiente a erupção pode perturbar a atmosfera na camada onde os sinais de GPS e comunicação viajam. Crédito da imagem: NASA / SDO.