Análises

Deu cana na conservação

Redação ((o))eco ·
5 de dezembro de 2007 · 16 anos atrás

De: Heloisa, aquarelista e produtora rural
Olá ,
Gostaria de lembrar vocês do Eco , falando da destruição do cerrado pela cana de açúcar de quantas vezes eu (zezinha ninguém sem ibope nenhum ) mandei para vocês páginas e páginas e mapas etc..sobre a construção de represas em escada no sudoeste de Goiás que servirão às siderúrgicas .Como lemos diariamente no jornal a cada inauguração em anúncios de folha inteira, Vale, Votorantim, Odebrech. Vocês nunca vêem esses anúncios de pagina inteira no GLOBO? Não dá nenhum click jornalistico não?

Bem há 7 anos , nós, futuro alagados, procuramos todas as Ongs, SOS M.A., Conservation, Mab, Biodiversitas .Todos .., e como somos produtores rurais, com reservas que serão alagadas, corredores entre mata atlântica, pantanal, e cerrado…fomos totalmente ignorados pelas Ongs…Nenhuma se dignou nem a visitar a região… Os acadêmicos ecologistas em Goiânia ignoraram solenemente… Principalmente porque negociavam a manutenção de áreas de cerrado perto de Goiânia. Em troca da devastação das matas do sudoeste goiano. A agencia ambiental ignorou os pleitos… Enfim.

Cheguei a ser humilhada em 2002, na semana durante os leilões das concessões na bolsa do Rio, pelo J. P. de Oliveira e Costa… Na reunião do hibero Mab Jardim botanico em 2002, pq. leiga, não representava alguma comunidade. Todos souberam de tudo, o Saffati ex secretaria amb. Goiânia, o Pedro Novais e o Washington… Avisamos pessoalmente todos desde 2000. Fomos sempre tratados como imbecis por essa nata de ambientalistas ideológicos… A minha sorte é que eu falo inglês fluentemente e pude passar a informação aos estrangeiros, à revelia dos representantes do Brasil, porque, afinal, não estávamos representando uma comunidade carente… Só produtores rurais… o que não é nada chique no meio dos “ambientalistas”. Veja bem, não somos subsidiados por ninguém, sempre do nosso bolso… Somos di particular.

Agora em 2006/07 na mesma região estão construindo as 50 usinas álcool, as maiores da am. do sul… e trocando as matas por cerradinho em Serranópolis. Esse é o preço que pagamos no Brasil por ter um mov. ecológico ideológico, e votar nos socialistas que sempre foram muito mais desenvolvimentistas que qualquer outro regime, para poder gerar mais capital para o estado total, veja a China e o Brasil hoje. E Alemanha e Rússia do passado.

Nunca houve tamanha devastação. Conservação não combina com revolução. Sócio-ambiental é redundante… Cheira a enrolação.

Agora que está na media, está falando da cana de açúcar, baralho! Já estão destruindo tudo com as hidrelétricas há um tempão… hello-o…!.Fazfavor!

Agora que foi tudo aprovado e leiloado e já está em construção, vão falar… ti-pi-co! Agora vão falar do cerrado… Desde a Eco 92 tamos falando pra surdo. O Mantovani, a Cilse, a advogada… Enfim cansamos de ser redondamente ignorados por todos. Só serve Cerrado do norte de Goiás. E do Sudoeste, não! Por que?

O pessoal das onças do Parque Nacional das Emas. Agora querem pegar recuperação disso, o que sobrou de corredor daquilo, como Laury Cullen. Cansei de procurar o pessoal do IPE. Todos sabem das hidrelétricas no Cerrado. Só interessa o Cerrado miserável da Catinga… O Cerrado terra roxa passagem pra mata atlântica e pantanal não é tão socio-interessante, suas matas exuberantes de galeria, nunca interessaram ninguém… Monte de fazenda…aí que ruim…Tem reserva de aroeira preservada por fazendeiros que vão afundar……E os ideologistas acabam dando força para os grandes aglomerados do agrobusiness como Cargill e hoje até chineses que compram a massa falida dos produtores brasileiros…Mas nós produtores brasileiros não servimos para nada, os ambientalistas não gostam …bom é a Vale, a Nestlé…que devastam tudo, para depois vir uma turma de sócio-ambientalistas juntar as sobrinhas como está fazendo a expedição na represa do barco do Cullen…Muito louvável…Mas na época de preservar e lutar antes de se devastar, ninguém chega junto…

Não dá pra achar que Movimento dos atingidos por barragem (MAB), movimento ideológico vai prevenir algo….patético.

O pau tá comendo solto nessas regiões… cadê os jornalistas?

Acho que jornalismo ambiental omite noticia sistematicamente. Não fazem menor questão de correr atrás da verdade e pesquisar e fazer documentários. Sem essa chatice de politicamente correto. Buscando a verdade. É totalmente atrelado a política demagógica. Isso não é jornalismo. Existe teoricamente um compromisso com a verdade, não? Ficam numa superficialidade de revista geográfica. Tenho lido sempre suas notícias, mas ando ficando muito indignada com a superficialidade de notícias tão iminentes. Acho que estou transmitindo o que sinto quando leio, não? Contando com a evolução do jornalismo ambiental e sua desvinculação política Abraços e perdão pelo tom indignado, contamos sempre com vocês!

Leia também

Salada Verde
18 de março de 2024

Deputados apresentam à Marina proposta de parque nacional na região sul

A proposta de criação do Parque Nacional das Serras do Araçatuba e Quiriri, localizado entre os estados do Paraná e Santa Catarina, foi apresentada à ministra neste sábado (16)

Reportagens
18 de março de 2024

‘Não sobrou nada’: Maceió carrega as cicatrizes ambientais da mineração de sal

Colapso de mina de sal-gema é ponta do iceberg de décadas de negligência ambiental. Uma CPI investiga o caso

Reportagens
18 de março de 2024

PL aprovado no RS contraria lei federal ambiental e pode agravar a escassez de água

O Projeto de Lei 151/2023, votado no último dia 12, permite intervenções em APPs para a realização de obras de irrigação que atendem atividades particulares de agricultores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.