Urbanoide
Mudanças e tecnologias que melhoram o ambiente urbano

Conheça a nova versão do mapasColetivos

((o))eco
quinta-feira, 20 março 2014 18:10

No momento em que completa 2 anos, a plataforma Mapas Coletivos lança uma nova versão que permite melhor visualização das fotos, vídeos e relatos enviados por mapeadores-cidadãos.

Lançado em fevereiro de 2012, o aplicativo já reuniu 256 mapas que tiveram a colaboração de 584 usuários cadastrados.

O projeto nasceu da parceria do coordenador de projetos de O Eco, Gustavo Faleiros e a jornalista Juliana Mori e foi incubado dentro da Associação O Eco e em parceria com a Rede Nossa São Paulo. A ideia foi ganhadora da 2a Edição do prêmio Instituto Claro de Inovação Social em 2011 e recebeu prêmio de R$ 40 mil para ser desenvolvido.

Entre os mapas, destacam-se o Rio dos Jogos, com série de mini documentários sobre moradores em bairros em transformação pelas Olimpíadas de 2016. Ou ainda o mapa de Hortas Comunitárias da Universidade de São Paulo.

Mapas Coletivos continua a ser uma ferramenta de compartilhamento de histórias focada em cartografia colaborativa sobre questões que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Áreas Verdes, Habitação, Mobilidade, Cultura e Acessibilidade são alguns temas mais recorrentes da plataforma. ONGs, jornalistas e cidadão engajados são o público alvo.

A nova versão foi totalmente concebida dentro do Lab de tecnologia de O Eco – ((o))eco Lab – pelos desenvolvedores Miguel Peixe e Vitor George sob a coordenação de VJ Pixel. A opção de gerar um software próprio de colaboração cidadã permite uma interação bem mais intuitiva dos usuários com os mecanismos de geolocalização de conteúdo e elaboração de mapas com diversas camadas de dados.

Clique aqui para acessar a galeria de mapas 

ou veja alguns mapas em destaque

Mapa dos Bicicletários São Paulo

Mapa dos Restaurante Vegetarianos de São Paulo

Mapa de Vídeo Ambientais

 

 

Leia mais
Projeto mapasColetivos é lançado em São Paulo

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.