Urbanoide
Mudanças e tecnologias que melhoram o ambiente urbano

Aprenda como refrescar o verão

Daniele Bragança
quinta-feira, 9 janeiro 2014 21:52

A sensação térmica em Jacarepaguá, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, bateu nas casas de 52ºC no dia 3 de janeiro. Naquele dia o Rio registrou temperatura de 40,3Cº.  O calor intenso não ficou restrito ao Rio de Janeiro, conhecido por alcançar altas temperaturas nessa ápoca do ano. Em Joinville, em Santa Catarina, o tempo também castigou.

Alguns paliativos podem ser adotados para resfriar o ambiente. Embora quase todas as soluções só podem ser aplicadas à médio prazo,  como colher o benefício de plantar árvores, alguns investimentos podem ajudar a refrescar esse e os próximos verões.  Confira!
 
Telhado verde

Esse vídeo da revista Veja explica a função dos telhados verdes, que refresca o ambiente caseiro. Confira!

Sobre telhado verde e combate a ilhas de calor, você poderá saber mais sobre o assunto nos textos abaixo:

Telhado verde: os Jardins da Babilônia continuam funcionais
A onda dos telhados verdes
No Chapéu Mangueira, horta na laje reduz temperatura em casa

 
Ar condicionado, o vilão da conta de luz

O canal Manual do Mundo ensina em 6 minutos como fazer um ar condicionado caseiro. Boa pedida para conseguir dormir neste calor que não dá trégua.

A conta do ar condicionado tradicional poderia ser menor se a casa fosse equipada com brises ou persianas do lado de fora. Essa dica você encontra na coluna do arquiteto Raul Bueno.

Fugindo do calor e da conta de ar-condicionado

Aldem Bourscheit, ex-editor de ((o))eco, conta na coluna abaixo como procurou minimizar o impacto ambiental e aproveitar a natureza na construção de sua residência

Uma receita possível para uma casa nova

Economia de energia elétrica

O vídeo abaixo, do governo de Minas, tem 2 minutos e discute maneiras de diminuir o consumo de energia no verão, quando aparelhos como ar condicionado e ventilador são ligados em demasia.

Sobre consumo de energia, veja a matéria de ((o))eco:

Economia de energia elétrica: mitos e verdades

Plante árvores

Em longo prazo, plante árvores. Imprescindíveis para manter o solo firme a as encostas e margens de rios protegidas, as árvores mantêm a umidade do ar, fazem sombra e, exatamente por isso, locais com arborizados são mais frescos do que os desmatados.

1 comentário em “Aprenda como refrescar o verão”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.