Análises

Cites 2016: novo embate entre traficantes e conservação

Começou em Joanesburgo a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (Cites). De lá, contaremos tudo o que se passa.

José Truda Palazzo, Jr. ·
25 de setembro de 2016 · 8 anos atrás
Elefante no Parque Nacional Kruger, na África do Sul. País sedia encontro internacional sobre comércio de espécies ameaçadas. Foto: Wikipédia.
Elefantes vivem protegidos no Parque Nacional Kruger, na África do Sul. País sedia encontro internacional sobre comércio de espécies ameaçadas. Foto: Wikipédia.

Joanesburgo, na África do Sul, é a metrópole mais próxima do lugar que abriga a visão que milhões de pessoas ao redor do mundo têm da África selvagem que resta: o Parque Nacional Kruger, um dos mais visitados e aclamados santuários de biodiversidade terrestre do planeta. Lar de muita vida, de icônicas famílias matriarcais de elefantes a alguns dos últimos rinocerontes existentes, passando por uma miríade de plantas e animais singulares, Kruger é ao mesmo tempo um enorme sucesso de conservação e um dilema de manejo para seus gestores – um excelente paralelo para a Convenção para a Regulamentação do Comércio Internacional de Fauna e Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção, ou simplesmente CITES, que se reúne nesta cidade a partir do dia 23 de outubro e que mais uma vez sediará um embate entre os que querem proteger as espécies ameaçadas e os que querem vendê-las – ou suas partes mais valiosas – no comércio internacional.

Negociada e entrando em vigor nos já longínquos anos 1970, quando uma onda de preocupação com o planeta levou a diversas inovações no Direito Internacional, a Convenção CITES é uma pérola em um mundo onde os “consensos” impedem, na prática, a adoção de medidas efetivas de conservação; esse é o caso dos acordos regionais de pesca hoje vigentes, por exemplo, onde mesmo com absoluta certeza de que as práticas pesqueiras são criminosamente predatórias e os estoques estão sendo exterminados por quotas demasiado elevadas de captura, basta uma China ou um Japão fincar pé para que nada seja feito e o massacre insustentável continue, consagrando a ditadura da minoria predatória nas decisões sobre recursos naturais compartilhados. A CITES, bem como a Comissão Internacional da Baleia (CIB), são anteriores a esse golpe do consenso, e tomam decisões por votação.

No caso da CITES, adotam-se por maioria mínima de 2/3 dos países votantes normas para restringir ou proibir o comércio de animais ou plantas ameaçados ou em vias de, listando-os respectivamente no Apêndice II (comércio internacional restrito e sujeito a non-detrimentfindings, ou seja, à demonstração de que o comércio pretendido não prejudicará a espécie) ou Apêndice I (comércio internacional proibido). Claro, aqui como em muitas leis há uma cláusula pró-meliantes: como em muitos outros tratados, na CITES os países também podem declarar uma “objeção” às decisões em até 90 dias depois de adotadas, e com isso ficam isentos de cumpri-las… Mas mesmo assim as objeções costumam limitar-se aos vilões ambientais habituais (vocês acertaram: China e Japão encabeçam a lista) e a maioria das decisões favorece as espécies-alvo.

Algumas espécies listadas desde o início na CITES são objeto de permanente revisão e controvérsia, como é o caso dos elefantes, massacrados impiedosamente pelo marfim, ou rinocerontes, cujo chifre é removido dos animais caçados ilegalmente para alimentar o mais imbecil dos tráficos, o de supostos afrodisíacos na tal “medicina tradicional” asiática. Outras são besouros pouco conhecidos ou plantas suculentas obscuras, mas que viram espécies ameaçadas ao serem coletadas em números assustadores para atender a “colecionadores” com dinheiro demais e parafusos de menos. Nesta reunião que se inicia não será diferente, e falaremos disso em mais detalhe nos próximos dias. Mas em anos recentes, a CITES passou a estender sua proteção também a espécies cujos lobbies do tráfico excedem em muito o poder dos de marfim, chifres e insetos: trata-se dos peixes marinhos, cuja captura e comércio não se medem em exemplares, mas em toneladas.

Maior em volume, ainda que idêntico em estupidez, do que o de chifres de rinoceronte, o comércio internacional de barbatanas de tubarão, para uma sopa insípida e falsamente afrodisíaca, é responsável por boa parte dos quase 100 milhões de tubarões subtraídos aos oceanos anualmente pelas frotas pesqueiras. A China, novamente, é o grande buraco negro para onde convergem os produtos desse genocídio. No caso dos tubarões-martelo, estima-se que cerca de 90% das populações globais das distintas espécies já tenham desaparecido, e a lista de outras vítimas é longa.

Para piorar o quadro, as raias-manta e seus parentes próximos, as móbulas, magníficos e inofensivos gigantes do mar que atraem mergulhadores do mundo inteiro para seus locais de concentração, estão sendo mortas para a extração de suas estruturas branquiais, também para atender às criminosas crendices chinesas.

A dupla dinâmica. Foto: Pinguim.
A dupla dinâmica Paulo Guilherme “Pinguim” e José Truda no Cites 2016. Foto: Pinguim.

Em 2013, a CITES votou majoritariamente para restringir o comércio de tubarões galha-branca-oceânicos (Carcharinuslongimanus), do marracho (Lamnanasus), três espécies de tubarões-martelo (Sphyrnalewini, S. mokarran e S. zygaena, e de todo o gênero das raias-manta ((Manta spp.), o que deu um fôlego parcial a essas espécies. Nesta reunião que está começando aqui na África do Sul, estão propostas restrições para o comércio dos muito ameaçados tubarões-raposa (Alopiasspp.), do tubarão-sedoso ou (Carcharinusfalciformis) e das raias-móbula (Mobulaspp.), parentes próximas das mantas. O Brasil apoia todas essas propostas, e mais outras iniciativas pró-conservação como a restrição de comércio para todo o gênero Dalbergia, dos jacarandás, e a manutenção da proteção da CITES às grandes baleias, que os países pró-caça incansavelmente tentam derrubar tanto aqui como na CIB. Estas e outras propostas, bem como todos os documentos que serão discutidos e votados nesta reunião, relatórios e iniciativas para coibir o tráfico de flora e fauna ameaçadas, podem ser acessados gratuitamente através destes Apps para IOs e Android.

Os governos dos predadores marinhos, os traficantes de marfim, os falsos “povos tradicionais” abastados que lucram com a matança de fauna ameaçada, estarão como de hábito nesta Conferência das Partes Contratantes da CITES distribuindo seus dossiês, caretas, ameaças e promessas de benesses lícitas ou não. Direto desse campo de batalha enviaremos nossos boletins a ((o))eco, enquanto fazemos, eu e Paulo Guilherme “Pinguim”, o incansável cabeça da campanha Divers for Sharks, nosso próprio lobby a favor da conservação. Com um detalhe: este ano fomos convidados pelo Ministério das Relações Exteriores – cujo novo titular declarou a temática ambiental como uma de nossas novas prioridades diplomáticas – a integrar a delegação oficial do Brasil. Sinal dos novos tempos, esperamos, em que a sociedade civil ambientalista não é mais obrigada a ser muda e servil para ser admitida como protagonista das políticas públicas. Fiquem de olho em ((o))eco nas próximas duas semanas pros nossos despachos do front.

 

Leia Também

Fim da Cites 2013: vitória dos tubarões e uma indagação

Tubarões: uma conquista árdua e frágil no Cites

Supostos parceiros jogam bola nas costas do Brasil

 

  • José Truda Palazzo, Jr.

    José Truda é jardineiro, escritor, consultor em meio ambiente especializado em conservação marinha e tratados internacionais, e indignado.

Leia também

Análises
13 de março de 2013

Supostos parceiros jogam bola nas costas do Brasil

Itamaraty, com sua diplomacia “ornamental” no Cites, não pressiona parceiros geopolíticos a assegurar apoio em propostas conservacionistas.

Análises
12 de março de 2013

Tubarões: uma conquista árdua e frágil no Cites

Raias-manta e 4 espécies de tubarão entraram na lista de comércio regulado. Mas essa vitória pode ser revertida até o fim da conferência.

Análises
14 de março de 2013

Fim da Cites 2013: vitória dos tubarões e uma indagação

A conferência mostrou que a pressão da sociedade civil funciona e que meio ambiente é uma das mais baixas prioridades da nossa diplomacia.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 5

  1. umbrios27 diz:

    Truda, fico muito feliz de ver que você e o Pinguim conseguiram chegar na CITES 2016, estava preocupada do dinheiro da Divers For Sharks não dar para bancar a viagem, e infelizmente estou fazendo um tratamento médico caro e não consigo aumentar as doações para a ONG. De qualquer forma, muito sucesso, boa sorte e coragem aí, e parabéns por toda a luta de vocês!


    1. José Truda diz:

      Imagina, SUPER obrigado pela ajuda que recebemos de ti (e de menos de uma dezena de outras pessoas) pra podermos viajar! De fato, a grana recebida não deu pra tudo, mas o Instituto Augusto Carneiro entrou com recursos e penduramos tudo no cartão do Pinguim pra ver depois como fazemos o fechamento das dívidas. E assim vamos levando! Abração e te cuida bem, tá?


  2. Carlos Gabi e Mel diz:

    Maravilha esse avanço com o Min das Relações Exteriores/MMA e vcs bem posicionados para o Brasil poder finalmente ter uma opinião coerente com a urgente mudança na conservação da vida animal no nosso planeta. Ganhamos todos com isso é fico feliz e animado para novos resultados mais positivos. Não podíamos estar mais bem representados.


  3. Malu diz:

    Caros Truda e Pinguim, feliz em ter gente bem preparada e experiente defendendo a conservação aí na CITES! Sucesso pra vocês e para nossa biodiversidade! O WCC 2016 – WORLD Conservation Congress, da UICN aprovou este mês uma moção pelo fechamento de todos os mercados de marfim de elefante, and Guess what? Japão propôs inúmeras emendas para neutralizar a moção, todas felizmente reprovadas; South África relutou, alegando soberania e que sabem manejar seus recursos e os demais países africanos presentes apoiaram a moção reconhecendo que os prejuízos vão além da própria extinção dos elefantes; a Cites pode avançar nesta frente ?!


    1. José Truda diz:

      Oi Malu! Pois é, a questão do marfim está tomando boa parte do tempo da reunião – e seria sim responsabilidade da CITES acabar com esse tráfico absurdo. Vamos ver o que acontece, em breve reporto em mais detalhe sobre isso!