Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Vídeo: O conhecimento que temos sobre pescarias permite que elas se prolonguem ao longo do tempo? por Bianca Bentes

Daniele Bragança (Texto), Márcio Lázaro (Vídeo e Edição)
domingo, 17 junho 2018 19:58

No Brasil, o conhecimento que temos sobre a pesca é tão deficiente que sequer sabemos quantos pescadores existem, quanto mais o que eles pescam. A falta de continuidade das estatísticas pesqueiras fere de morte o manejo pesqueiro. E sem manejo, não há como fazer uma política de conservação desse recurso.

É o que explica a pesquisadora Bianca Bentes, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista Ictiologia e em dinâmica de estoques pesqueiros.

“O que se falta é conhecer as espécies, nos seus aspectos básicos, para que tudo possa ser gerido de forma sustentável”, afirma Bentes.

Assista:

 

Leia Também

Interação com pesca é uma das maiores ameaças aos botos na Amazônia

“Brasil mal faz o básico para proteger os recursos pesqueiros”, diz Áthila Bertoncini

Ministério da (Sobre)Pesca e do Sumiço das Estatísticas

 

 

1 comentário em “Vídeo: O conhecimento que temos sobre pescarias permite que elas se prolonguem ao longo do tempo? por Bianca Bentes”

  1. O que falta não é só estatística…tem centralidade sim mas, faltam políticas públicas – embasadas – de amplo espectro em toda a cadeia produtiva. Pode-se começar com escalas menores determinados arranjos que envolvem de forma sistêmica em determinadas espécies/frotas – alvo e depois procurar-se escalas maiores…

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.