Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

UFRJ lança portal que reúne informações sobre agrotóxicos no país

Sabrina Rodrigues
segunda-feira, 12 setembro 2016 18:08
Além do número já alto de agrotóxicos legais consumidos no Brasil, país convive com contrabando de produtos. Acima, imagem de agrotóxicos contrabandeados que foram apreendidos pelo Ibama em 2013. Foto: Ibama/RS.
Além do número já alto de agrotóxicos legais consumidos no Brasil, país convive com contrabando de produtos. Acima, imagem de agrotóxicos contrabandeados que foram apreendidos pelo Ibama em 2013. Foto: Ibama/RS.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acaba de lançar o Portal de Dados Abertos sobre Agrotóxicos, desenvolvido pelo Grupo de Engenharia do Conhecimento (Greco).  O portal, que ainda está em fase de teste, tem como objetivo divulgar dados de interesse público sobre o setor, fornecidos por diferentes instituições, em uma única plataforma virtual.

Desde 2008, o Brasil é campeão absoluto no consumo de agrotóxico. Tal protagonismo no setor não foi acompanhada de maior transparência dos dados sobre agrotóxicos: até mesmo os Relatórios de Comercialização de Agrotóxicos, feito pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) deixaram de ser publicados anualmente. O último documento foi tornado público em 2013.

Imagem: print do portal.

O Portal de Dados Abertos sobre Agrotóxicos surge dessa necessidade de acesso a dados oficiais sobre o consumo de agrotóxicos no País, uma vez que há uma carência na divulgação e no cruzamento desses dados. A plataforma utiliza o software livre CKAN, evitando que o pesquisador faça buscas e downloads separados.

O usuário poderá pesquisar informações sobre comercialização, Agroecologia e Produção Orgânica (fontes de informações sobre produção de alimentos livres de agrotóxicos e transgênicos, dentro da agroecologia e da produção orgânica); Bases de Dados (informações sobre agrotóxicos, tanto no Brasil quanto no exterior); Doenças (relações entre tipos de agrotóxicos,  grupos químicos e sintomas e doenças); Conflitos (conflitos gerados pelos agrotóxicos, e pelo modelo do agronegócio em geral); Intoxicações (registro de intoxicações por agrotóxicos); Resíduos em Alimentos (dados sobre análises de resíduos em alimentos); Transgênicos (dados sobre transgênicos) e Uso do Solo (dados sobre uso do solo no Brasil e no mundo).

 

 

 

Saiba Mais

Portal de Dados Abertos sobre Agrotóxicos

 

Leia Também

Pimentão é o novo campeão de agrotóxicos

Projeto de lei quer substituir a palavra “agrotóxico” por “fitossanitário”

Agrotóxico mata milhares de abelhas no interior de São Paulo

 

 

 

2 comentários em “UFRJ lança portal que reúne informações sobre agrotóxicos no país”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.