Salada Verde

Supermercados são obrigados a informar origem de cação congelado na embalagem

Em Porto Alegre, Walmart e Carrefour terão que informar qual dos cações comercializados são tubarão azul. Estabelecimentos tem 120 dias para se adequar a decisão.

Daniele Bragança ·
26 de abril de 2016 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Prionace glauca
Do oceano pra mesa: tubarão azul (Prionace glauca) pronto para o consumo. Foto: Miran Rijavec/Flickr.

A Justiça Federal de Porto Alegre decidiu que dois supermercados das redes Walmart e Carrefour terão que alterar os rótulos das embalagens de cação congelado. Os supermercados vendiam estes filés, quando na verdade o produto era tubarão azul (Prionace glauca), espécie ameaçada de extinção na costa do Rio Grande do Sul.

A decisão de primeira instância proferida pela Juíza Federal Dra. Clarides Rahmeier, da Nona Vara Federal de Porto Alegre, foi tomada com base em ações civis públicas perpetrada pelo Instituto Justiça Ambiental (IJA) em junho de 2011.

Nas embalagens, deverão constar o nome vulgar completo e o nome científico do animal, assim como o local de procedência do pescado. A sentença determina que as empresas terão 120 dias para alterar a embalagem nos estabelecimentos. As lojas estão localizadas na Rua Carazinho, 788, Bairro Petrópolis (Walmart) e na Av. Plínio Brasil Milano, 2343, Bairro Passo D’Areia (Carrefour), ambas em Porto Alegre.

“O agonizante massacre dos tubarões já está gerando colapso nas cadeias alimentares marinhas, provavelmente de forma irreversível. Não faz sentido algum as embalagens não informarem a espécie e origem dos tubarões. Ao agirem assim, os supermercados violam o Código do Consumidor e impedem que o consumidor exerça sua liberdade de escolha entre outros tipos de pescado que não estão sobre-explorados ou ameaçados de extinção”, afirma Cristiano Pacheco, diretor executivo do IJA.

Prionace glauca 2
Tubarões azuis abatidos. Foto: José Antonio Gil Martínez/Flickr.

*Com informações da Instituto Justiça Ambiental

Leia Também

Cação fora do prato

 

Do medo ao conhecimento

 

Um terço dos peixes cartilaginosos do Brasil estão ameaçados

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
7 de julho de 2011

Um terço dos peixes cartilaginosos do Brasil estão ameaçados

Pelo menos 35% das 169 espécies de tubarões, arraias e quimeras encontradas no Brasil estão sob risco de extinção, segundo o ICMBio.

Reportagens
18 de janeiro de 2010

Do medo ao conhecimento

  Após morte de banhistas em Pernambuco, grupo de pesquisa dedica-se a entender hábitos de tubarões na costa brasileira. Trabalho melhora rastreamento e pesca das espécies

Salada Verde
16 de abril de 2010

Cação fora do prato

Entidade pede a consumidores que boicotem carne e derivados de 38 espécies ameaçadas de extinção.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.