Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Senado obriga uso de torneiras automáticas em banheiros públicos

Sabrina Rodrigues
quarta-feira, 21 março 2018 16:03
Senado aprova medida que obriga o uso de torneiras com dispositivo de vedação automática de água em todos os banheiros de uso coletivo. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado.

Na semana em que o país sedia o Fórum Mundial da Água, o Senado aprovou, na terça-feira (20), uma proposta inusitada para ajudar o brasileiro economizar água: o Projeto de Lei nº 51 de 2014, do deputado federal Lincoln Portela (PR/MG), que torna obrigatório o uso de torneiras com dispositivo de vedação automática de água em todos os banheiros de uso coletivo. A proposta ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados.

Segundo o texto do PL, a fiscalização será exercida pelos órgãos competentes no âmbito de cada município. A pauta foi uma de três matérias ligadas à preservação da água e do meio ambiente aprovadas pelo plenário do Senado. Uma delas trata de incentivos para imóveis construídos com medidas para a redução no consumo de água e para maior eficiência energética (PL 252/2014). Outro projeto aprovado assegura que pelo menos metade do dinheiro oriundo da cobrança pelo uso de recursos hídricos seja destinada a obras para melhorar a quantidade e a qualidade da água dos rios (PLS 770/2015).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, ficou empolgado com a aprovação das matérias pelos parlamentares. “Aprovamos essa pauta, mostrando que o Senado está sintonizado com o que pensa a sociedade brasileira. São projetos de suma importância para a segurança hídrica e para a população”, afirmou o presidente.

Ainda em relação ao PL 51/2014, a proposta impõe obrigatoriedade a edifícios públicos que forem construídos após a sanção da lei a equipar todos os lavatórios com torneiras com o dispositivo de vedação automática de água, eletrônico ou mecânico. Bom para os fabricantes de torneiras automáticas, que devem estar felizes com a medida.

 

Leia Também

Projeto quer obrigar reaproveitamento de águas em edifícios

Mais de 5 bilhões de pessoas ficarão sem água até 2050, diz ONU

Brasil deve anunciar criação de reservas marinhas no Fórum Mundial da Água

 

1 comentário em “Senado obriga uso de torneiras automáticas em banheiros públicos”

  1. "Bom para os fabricantes de torneiras automáticas, que devem estar felizes com a medida" COMENTÁRIO DESNECESSÁRIO, pois o que importa é que a medida será benéfica em termos de segurança hídrica.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.