Salada Verde

Rio de Janeiro está perto de banir as sacolas de plástico

Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou, na quinta (10), projeto de lei que propõe substituição por bolsas reutilizáveis ou biodegradáveis

Sabrina Rodrigues ·
14 de maio de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Márcio Cabral de Moura/Flickr.

O Rio de Janeiro está perto de proibir que sacolas plásticas sejam utilizadas nos estabelecimentos comerciais do estado. É que na quinta-feira (10), foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o Projeto de Lei (PL) 316/15, do deputado Carlos Minc (PSB), que propõe a substituição dessas sacolas por bolsas reutilizáveis ou biodegradáveis. Por ter recebido emendas durante a votação, a redação final do texto terá que passar por mais uma votação em plenário, antes de enviado para a sanção ou veto do governador Luiz Fernando Pezão.

Para as novas sacolas poderem ser utilizadas, elas devem estar dentro de algumas condições como ser compostas de pelo menos 51% de material proveniente de fontes renováveis e devem ser capazes de suportar no mínimo dez quilos. A substituição deverá ser feita em até 18 meses, para micro e pequenas empresas, ou 12 meses para os demais estabelecimentos.

A nova proposta altera  as regras para substituição de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais, determinadas pela Lei 5.502/09, também de autoria de Minc. Segundo o deputado, a lei de 2009  tinha um caráter educativo, com metas de substituição, mas é preciso dar mais efetividade à norma.

“Hoje o Rio de Janeiro coloca no meio ambiente quatro bilhões de sacolas plásticas por ano, entupindo rios, canais, provocando inundações. O projeto proíbe sacolas descartáveis e obriga o uso de sacolas plásticas reutilizáveis. O material pode até ser de plástico, mas, em vez de usar uma vez e jogar no lixo, a qualidade das sacolas vai permitir a reutilização entre 80 e 100 vezes. Isso deve tirar três bilhões de sacolas plásticas do meio ambiente”, explicou o deputado.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Alerj

 

Leia Também

Plástico, como seria bom voltar no tempo e desinventá-lo

Câmara Municipal de SP aprova lei que bane sacolas Plásticas

Começa a era pós-sacolinhas nos supermercados de São Paulo

 

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
27 de janeiro de 2012

Começa a era pós-sacolinhas nos supermercados de São Paulo

Mudança deixa aos clientes a opção de comprar sacolas biodegradáveis, mas nos dias iniciais eles optaram pelas caixas de papelão gratuitas.

Notícias
18 de maio de 2011

Câmara Municipal de SP aprova lei que bane sacolas Plásticas

Segue, agora, para sanção do prefeito Gilberto Kassab. Se sancionada, entra em vigor na virada do ano e prevê multas de até R$50 milhões.

Colunas
12 de janeiro de 2017

Plástico, como seria bom voltar no tempo e desinventá-lo

Descoberta de mil e uma utilidades, tornou-se também uma praga ambiental, pois é um material que não se deteriora e costuma acabar em rios e mares

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 4

  1. Sara diz:

    Boa iniciativa, sacola de papel também é uma ótima opção. https://alcaslondrina.com.br/alcaslondrina


  2. dial web india diz:

  3. Sandra diz:

    Seria bom que não apenas as sacolas plásticas fossem banidas, mas também, os sacos plásticos transparentes, as garrafas pets, as embalagens de desodorante, produtos de limpeza e tudo que entope, polui e degrada o meio ambiente, matando a fauna, sufocando a flora e contribuindo para que o Planeta seja o monte de lixo que ele é.


    1. Chato de Galocha diz:

      Não esqueça de banir os eco-chatos!