Recursos de fundo ambiental irão para todos os biomas, decide Comissão
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Recursos de fundo ambiental irão para todos os biomas, decide Comissão

Daniele Bragança
segunda-feira, 26 novembro 2018 23:37
Sem priorização. Imagem: Pixabay.

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados votou a favor de todos os biomas brasileiros recebam recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA), criado em 1989. O parecer, do deputado Átila Lira (PSB-PI), retirou a prioridade dada aos biomas Amazônia e Pantanal para universalizar o acesso. Projeto segue para a Comissão de Finanças e Tributação.

O Projeto de Lei 7613/17, nascido no Senado, mudava o texto da lei que criou o fundo, para incluir o bioma Caatinga na categoria de prioritários para receber os recursos do FNMA. A lei já estabelecia privilégios para projetos de conservação e uso sustentável dedicados aos biomas Amazônia e Pantanal.

Para o deputado Átila Lira (PSB-PI), todos os biomas merecem cuidados. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados.

Para o relator do projeto na comissão, todos os biomas brasileiros precisam de cuidados. Ele afirmou ainda que o critério de destinação dos recursos deve ser a qualidade do projeto e não a sua localização.

“Não há como definir uma escala de prioridade entre eles no que diz respeito à aplicação de recursos públicos para sua conservação”, disse Lira. “No lugar de acrescentar mais um bioma como prioritário, entendemos que o mais salutar é que não exista prioridade por região. Todos os biomas devem ser objeto de igual atenção.”

O projeto – já aprovado na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia e na Comissão de Meio Ambiente –, passará por mais duas comissões para depois ir a plenário.

O Fundo Nacional de Meio Ambiente é o mais antigo fundo ambiental da América Latina. Ele financia projetos de conservação e de uso sustentável dos recursos naturais no País. Para este ano, a dotação orçamentária autorizada foi de R$ 23,7 milhões.

*Com informações da Agência Câmara Notícias.

 

Leia Também 

Abertas as inscrições para o Conselho do Fundo Nacional do Meio Ambiente

Produtores que preservarem além do exigido receberão pagamento

Lei do Mar é aprovada na Comissão de Meio Ambiente da Câmara

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.