Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Quatro baleias cachalotes morrem encalhadas na Indonésia

Sabrina Rodrigues
terça-feira, 14 novembro 2017 19:29
Ainda não se sabe o motivo pelo qual as cachalotes nadaram tão perto da costa, já que são conhecidas por preferir o mar aberto, com águas mais profundas do que 1.000 metros. Foto: Colin Arthur/Flickr.
Ainda não se sabe o motivo pelo qual as cachalotes nadaram tão perto da costa, já que são conhecidas por preferir o mar aberto, com águas mais profundas do que 1.000 metros. Foto: Colin Arthur/Flickr.

Nesta terça-feira (14), ativistas e autoridades indonésias confirmaram a morte de quatro das dez baleias cachalotes que estavam encalhadas na praia de Ujong Kareung, na Ilha de Sumatra, na Indonésia. Ferimentos e fraqueza foram apontados como a causa do falecimento dos animais.

O incidente com as baleias cachalotes começou, ontem, segunda-feira, quando os animais ficaram encalhados na costa da praia. As duas baleias que morreram na manhã desta terça-feira apresentavam marcas de arranhões e estavam visivelmente machucadas, enquanto as outras duas faleceram horas depois em função de uma fraqueza.

As equipes de resgate formadas por funcionários do governo, Marinha, Ministério das Pescas, ONGs e moradores locais se mobilizaram para tentar empurrar e puxar as outras seis baleias encalhadas de volta para águas mais profundas e obtiveram êxito.

Ainda não se sabe o motivo pelo qual as cachalotes nadaram tão perto da costa, já que são conhecidas por preferir o mar aberto, com águas mais profundas do que 1.000 metros.

A ONG WWF-Indonésia afirma que estão coordenando a necropsia das quatro baleias mortas e que estão monitorando as seis sobreviventes através de drones.

A baleia cachalote (Physeter macrocephalus) é o maior dos cetáceos com dentes, podendo medir até 18 metros de comprimento. Esse animal está amplamente distribuído nos oceanos, especialmente em regiões de grande profundidade. A Physeter macrocephalus é uma espécie social, vive em grupos. A maior ameaça enfrentada pela cachalote é a caça. Na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), a cachalote está classificada como vulnerável.

Assista ao vídeo

 

Leia Também

Cachalote: a baleia que tem veia literária

Paixão e morte da baleia jubarte

Entenda a classificação da Lista Vermelha da IUCN

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.