Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Projeto destinará mais de 32 milhões de dólares para áreas protegidas

Sabrina Rodrigues*
quarta-feira, 24 janeiro 2018 20:42
O Parque Nacional da Chapada da Diamantina (BA), criado na década de 80, é mais um exemplo da rica biodiversidade da Caatinga. Foto: Maurício Gomes de Oliveira/Wikiparques.

O Ministério do Meio Ambiente anunciou nesta quarta-feira (24) a última reunião do GEF Terrestre, projeto lançado em 2012 para injetar 32 milhões de dólares na conservação da biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal, mas que estava parado nas gavetas do Ministério desde então.

A última etapa antes da aprovação final do planejamento do GEF-Terrestre ocorreu hoje, com uma reunião com os parceiros e representantes das comunidades das áreas incluídas no projeto.

Estão previstos um repasse de US$ 32,6 milhões para os três biomas num período de cinco anos e a execução do projeto ficará a cargo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). O projeto tem apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês para Global Environmenl Facility), que faz repasses por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A proposta inicial é de incentivar a implantação de 1 milhão de hectares de novas unidades de conservação, criar planos de sustentabilidade financeira para 24 UCs, melhorar a efetividade de gestão de 19 UCs e o manejo integrado do fogo em 3 UCs e 20 mil hectares no entorno delas.

O GEF -Terrestre atuará por meio de três ações: expansão da área abrangida por unidades de conservação (UCs) e melhoria da efetividade da gestão das unidades (manejo do fogo e práticas comunitárias sustentáveis em áreas produtivas); restauração de áreas degradadas; e conservação de espécies ameaçadas.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.