Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Programa que incentiva RPPNs municipais está na final do 15º Prêmio von Martius

Sabrina Rodrigues
quarta-feira, 12 outubro 2016 14:41
ConBio SPVS
O programa ConBio visita propriedades com mata nativa na região de Curitiba, para incentivá-las a se tornarem reservadas privadas municipais. Foto: SPVS

O Programa Condomínio da Biodiversidade (ConBio), criado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS), está na final da 15ª edição do Prêmio von Martius de Sustentabilidade. A distinção é dada pela Câmara Brasil-Alemanha de Comércio e Indústria, conhecida por ações voltadas para o desenvolvimento sustentável.

O ConBio é um programa que incentiva e apoia a criação de áreas protegidas privadas, chamadas pela legislação brasileira de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Só que no caso do ConBio, as RPPNs são municipais e ficam em Curitiba, Paraná. A iniciativa já visitou mais de 1.300 propriedades particulares para realizar avaliações ambientais e ensinar técnicas de manejo e conservação. Além disso, ao longo dos seus 16 anos de existência, o ConBio capacitou mais de 1.200 professores da rede pública de ensino em educação para conservação.

O ConBio é um dos programas desenvolvidos pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), sediada em Curitiba. Criada em 1985, no Paraná, a SPVS é especializada em conservação. Atua em projetos de administração de RPPNs e é conhecida pelo acompanhamento e contagem da população do papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis).

 

Saiba mais

Conheça o Condomínio da Biodiversidade

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.