Populações de animais em florestas diminuíram em mais da metade, diz estudo
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Populações de animais em florestas diminuíram em mais da metade, diz estudo

Sabrina Rodrigues
quarta-feira, 14 agosto 2019 21:55
Não é porque uma floresta está com árvores que ela está saudável. Foto: Kjell Eson.

As populações de aves, mamíferos, anfíbios e répteis que vivem em florestas no mundo diminuíram em mais da metade em quatro décadas. Esta é a conclusão do relatório Bellow the Canopy – Plotting global trends in forest wildlife populations (Abaixo da Copa das Árvores – Traçando tendências globais para as populações de vida silvestre nas florestas, em tradução livre) divulgado na terça-feira (13) pelo World Wide Fund for Nature (WWF).

O levantamento, de 23 páginas, avalia dados do período de 1970 a 2014. Foram avaliadas 455 populações de 268 espécies de mamíferos, répteis, anfíbios e pássaros que vivem em florestas. Segundo os pesquisadores, houve um declínio de 53% na quantidade de animais vertebrados. Os maiores declínios ocorreram em florestas tropicais, como a Floresta Amazônica, indicando que, como diz o título do estudo, mesmo abaixo das árvores, a sobrevivência das espécies não está garantida.

O estudo aponta que anfíbios e répteis foram as espécies que mais sofreram declínio das suas populações.

Entre os motivos que levaram a diminuição das espécies estão a perda e degradação de habitat causadas pela atividade humana, como o desmatamento, apontado como a causa de 60% das ameaças a florestas e espécies florestais. Caça, espécies invasoras, a disseminação de doenças e a mudança climática também contribuíram para o declínio das espécies.

“As florestas são sistemas complexos que dependem da vida selvagem que os habita para mantê-los saudáveis, e a rápida diminuição da vida selvagem da floresta nas últimas décadas é um sinal de alerta urgente. As florestas não são apenas um tesouro da vida na Terra, mas também nosso maior aliado natural na luta contra o colapso climático. Nós os perdemos por nossa conta e risco. Precisamos que líderes globais iniciem imediatamente ações para proteger e restaurar a natureza e manter nossas florestas em pé ”, comenta Will Baldwin-Cantello, líder global em florestas no WWF.

Esperanças

Mas não é só de perdas que o relatório fala, o estudo menciona alguns casos de recuperação de algumas espécies como o aumento das populações de gorilas na África Central e Oriental, devido a medidas de proteção de macacos.

O estudo reforça a ideia de que as florestas são vitais para o alcance das metas globais de conservação da biodiversidade e para combater as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento sustentável.

Bellow the Canopy – Plotting global trends in forest wildlife populations