Salada Verde

Político do DEM é nomeado chefe do Parque Nacional de Caparaó, unidade que abriga o Pico da Bandeira

Conhecido como Juninho do Artesanato, o comerciante Dalmes Dutra Cardoso Junior foi candidato à vice-prefeito nas eleições de 2016

Daniele Bragança ·
15 de julho de 2019 · 5 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Parque Nacional do Caparaó é um dos ícones do montanhismo brasileiro. Foto: Antonio Sergio Barbosa da Silva/Wikiparques.

O presidente do ICMBio, o coronel da PM Homero de Giorge Cerqueira, nomeou nesta segunda-feira (15) o comerciante Dalmes Dutra Cardoso Junior, conhecido como ‘Juninho do artesanato’, para chefiar o Parque Nacional de Caparaó, unidade de conservação entre Minas Gerais e Espírito Santo conhecida por abrigar o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira. A unidade é uma dos ícones do montanhismo brasileiro.

Juninho do Artesanato é filiado do DEM e foi candidato à vice-prefeito nas eleições de 2016, mas não foi eleito. Ele ficará no lugar do analista ambiental Cristhophe Saldanha Balmant, que estava há 3 meses no cargo.

Tesouro do montanhismo

A serra do Caparaó, onde fica o parque, é uma espécie de prolongamento da Serra da Mantiqueira. No século dezenove, Dom Pedro II mandou cravar uma bandeira ali, pensando se tratar do local mais alto do país. Em 1961 a área virou parque nacional. Além do Pico da Bandeira, com seus 2.892 metros de altitude, a unidade possui cinco dos dez picos mais altos de todo o território nacional, como o Pico 2 ou Pico do Cruzeiro, com 2.852 metros, o Pico do Calçado com 2.849 metros, o Pico do Calçado Mirim com 2.818 metros e o Pico do Cristal, com 2.770 metros.

 

Leia Também 

Produtora de arroz e soja chefiará o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no RS

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses terá PM como chefe

Bolsonaro conversa com governadores sobre revisar unidades de conservação

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
12 de julho de 2019

Bolsonaro conversa com governadores sobre revisar unidades de conservação

Presidente afirmou nesta quinta-feira (11) que vem dialogando no sentido de criar uma base para extinguir áreas protegidas criadas no passado

Notícias
2 de julho de 2019

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses terá PM como chefe

O coronel Homero de Giorge Cerqueira iniciou as nomeações de policiais militares para o comando dos parques e reservas. Em Santa Catarina, militar assumirá coordenação regional 

Notícias
14 de julho de 2019

Produtora de arroz e soja chefiará o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no RS

Maíra Santos de Souza tem 25 anos e carrega no currículo a experiência de trabalhar na fazenda da família, próxima da unidade de conservação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 11

  1. Silvio diz:

    Tive o prazer de estudar com ele na faculdade, concluímos o curso em Gestão Ambiental juntos, posso afirmar com toda certeza que foi um dos melhores alunos, sempre preocupado com as causas ambientais, sobretudo, com a região do Caparaó. Parabéns! Juninho do artesanato, o senhor é merecedor do cargo que conquistou.


  2. Silvio diz:

    Dalmes tem formação superior no curso de Gestão Ambiental, tem capacidade e competência para atuar como chefe do Parque Nacional do Caparaó. É trabalhador, batalhador e morador da região. Se a escolha foi política não sei nem quero saber, só posso dizer que será um bom gestor.


  3. George diz:

    Começa a surgir um padrão. Talvez os cargos do ICMBio tenham entrado na cota da "velha política".


    1. José Franco diz:

      Tirar a prezada da frente…
      Tem que ser gente diferente…
      Chega de pt…


  4. Arlindo diz:

    Agora só falta privatizar o Parque é liberar o desmatamento. Parabéns aos envolvidos.


  5. Cabo Dac. diz:

    Um dos últimos pregos no caixão do Instituto do Chico…glória a Deusxx!!


  6. Juliano diz:

    Na subida pelo lado capixaba você passa por todos esses pontos citados até o cume verdadeiro a quase 3000m.s.n.m. Um lugar que todo brasileiro deveria ir uma vez na vida.


  7. Pico 2 ou Pico do Cruzeiro, Pico do Calçado e Pico do Calçado Mirim não são cumes reais, são apenas algumas protuberâncias que fazem parte do Pico da Bandeira. Para ver quais realmente são picos no Caparaó consulte o anuário estatístico do IBGE que pode ser baixado diretamente no site do IBGE.


  8. Flávio diz:

    ??? O post é só para o assassinato de reputações?
    Não seria melhor uma entrevista com o próprio comerciante e politico derrotado nas eleições?
    Porque um membro da comunidade local foi alçado a este posto?
    Quais as demandas da comunidade local que deram visibilidade e importância politica para que o comerciante fosse nomeado?
    Ele vai trabalhar sozinho? O corpo técnico foi demitido e será substituído por feirantes, sapateiros, guias locais ou permanece?
    Aguardando jornalismo de qualidade.