Pesticida faz pássaros perderem senso de direção, mostra pesquisa
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Pesticida faz pássaros perderem senso de direção, mostra pesquisa

Sabrina Rodrigues
quarta-feira, 29 novembro 2017 17:50
A pesquisa analisou os efeitos do neonicotinóide Imidacloprida nos pardais de coroa branca (Zonotrichia leucophrys). Foto: Ed Dunens/Flickr.

As aves migratórias estão sofrendo uma perda de peso e de senso de direção. O responsável por tudo isso é o inseticida mais utilizado do mundo, segundo uma pesquisa publicada, neste mês, pela revista Scientific Reports. O estudo Imidacloprid and chlorpyrifos insecticides impair migratory ability in a seed-eating songbird sinaliza que os neonicotinóides podem prejudicar os pássaros e a sua migração.

O estudo avaliou os efeitos de dois pesticidas num grupo específico de aves. Os pesquisadores observaram a espécie Zonotrichia leucophrys, o Pardal de coroa branca, e analisaram quais impactos um neonicotinóide (Imidacloprida) e um organofosforado (Clorpirifós) possuem na orientação, atividade e massa corporal dessa espécie de ave que migram do sul os EUA e México para o norte do Canadá no verão. Feita a comparação, a pesquisa concluiu que as aves expostas ao Imidacloprida mostraram sinais agudos de toxicidade, com mudança significativa de massa corporal.

Os neonicotinóides são uma classe de inseticidas derivados da nicotina. A Imidacloprida, por exemplo, é o pesticida da família química dos neonicotinóides mais usado do mercado. Três neonicotinoides foram proibidos de serem utilizados em culturas florestais na União Europeia em 2013, devido a riscos para abelhas e outros polinizadores. No Canadá, uma proposta para eliminar a Imidacloprida está atualmente sob consulta, e outros neonicotinóides estão sob revisão especial. Os regulamentos de Imidacloprida também estão em revisão na Europa e nos Estados Unidos.