Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Parte 2 do documentário sobre a Ilha do Mel denuncia ilegalidades para construção de porto

Duda Menegassi
segunda-feira, 16 março 2020 15:46
Imagem: Reprodução.

Está no ar a segunda parte do documentário “Um Porto Chamado Grilagem”, sobre a construção de um complexo industrial portuário em frente à Ilha do Mel, no litoral do Paraná. O filme denuncia o histórico de grilagem e de ilegalidades públicas envolvendo o empreendimento desde o início da tentativa de instalação do porto a poucos metros da ilha que é protegida através de uma Estação Ecológica e um Parque Estadual.

A Parte 2 do documentário, produzido pela campanha #SalveAIlhadoMel e com o envolvimento também do Observatório de Justiça e Conservação (OJC), possui cerca de 8 minutos de duração e pode ser assistida no Youtube.

De acordo com os dados levantados pelo OJC, somente a primeira etapa das obras para construção do complexo custaria quase R$400 milhões aos cofres públicos e que, no processo, mais de 27 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica seriam derrubados ou prejudicados e comunidades tradicionais e indígenas que vivem há séculos na região, em área por onde passaria parte das obras, seriam expulsas. As obras incluem a abertura de uma estrada em área de floresta nativa e um canal de navegação de 50 metros de largura, ambas já em processo de licenciamento. Tudo isso, a poucos metros da Ilha do Mel, reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

A primeira parte do documentário, lançada em novembro de 2019, também pode ser assistida no canal da OJC no Youtube. A campanha #SalveAIlhaDoMel levantou cerca de R$40 mil em financiamento coletivo para financiar o desenvolvimento de uma proposta que estimula o turismo como alternativa econômica para região. A proposta já foi encaminhada ao governo, que ainda não respondeu.

 

Leia Também 

Documentário expõe interesses por trás de construção de complexo industrial no Paraná

Aula pública debate prejuízos de complexo industrial na Ilha do Mel

Construção de Porto em Pontal do Paraná ameaça recuperação do papagaio-de-cara-roxa

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.