Oportunidade: Instituto Mamirauá abre inscrições para nove bolsas de pesquisa na Amazônia
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Oportunidade: Instituto Mamirauá abre inscrições para nove bolsas de pesquisa na Amazônia

Daniele Bragança
segunda-feira, 29 julho 2019 19:06

Instituto Mamirauá é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Foto: Everson Tavares.

O Instituto Mamirauá abre inscrições para nove bolsas de pesquisa científica para serem preenchidas em 5 projetos. Profissionais da área de biologia, economia, geografia, gestão ambiental, arqueologia, entre outros. Os valores das bolsas vão de R$ 2.860 até R$ 4.160. O prazo de inscrições dos projetos termina no dia 4 de agosto.

O candidato deve ter disponibilidade para residir na cidade de Tefé, no estado do Amazonas, onde fica a sede do Instituto Mamirauá e, sempre que necessário, viajar às unidades de conservação onde o instituto realiza suas pesquisas para acompanhar ou desenvolver atividades de campo.

As vagas são direcionadas a pesquisadores, técnicos e especialistas que trabalharão em projetos que visam entender a biodiversidade e os modos de vida do bioma amazônico. As nove bolsas são divididas em cinco projetos que abarcam as áreas de Biologia, Ciências Sociais, Geografia, Economia, Gestão Ambiental, Arqueologia, entre outros. Estes são: Biodiversidade e Ecologia de Espécies Amazônicas, Organização Social e Governança Socioambiental, Práticas Arqueológicas e Gestão de Patrimônio Cultural e Geotecnologias e Gestão Territorial.

Entre os diversos projetos de pesquisas, há investigações sobre filhotes de peixe-boi amazônico (Trichechus inunguis), ecologia e conservação do macaco uacari (Cacajao calvus), uso da energia fotovoltaica em comunidades ribeirinhas, saberes de parteiras tradicionais e sítios arqueológicos da região.

Mais informações sobre as bolsas, orientações para inscrição e envio de documentação para a candidatura estão disponíveis no documento da Chamada Pública nº 05/2019. Para acessá-lo, clique aqui.

 

Leia Também 

Projeto que salva pirarucu dá prêmio a biólogo brasileiro

Instituto Mamirauá resgata filhote de peixe-boi no Amazonas

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.